Por Redação Engeplus
Em 21/05/2024 às 20:21Arte, inclusão e acessibilidade cultural. É assim que a Cia O Sombrista contribui para a 4ª Semana Acadêmica Integrada de Artes Visuais e Teatro da Unesc, com a exibição gratuita do documentário 'Além da Sombradescrição' e o workshop 'Audiodescrição no Teatro da Cia O Sombrista'. O evento gratuito acontece na próxima quarta-feira, dia 22, às 19h30, no Auditório Edson Rodrigues, bloco P, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma.
Essa é a I Mostra de Teatro Acessível e conforme a atriz e diretora da Cia O Sombrista, Diana Manenti, o documentário 'Além da Sombradescrição' mergulha na importância da audiodescrição como ferramenta de acessibilidade, destacando o impacto transformador dessa prática na democratização do acesso à cultura. "Acreditamos que a arte tem o poder de transformar realidades e abrir novas perspectivas. Nosso objetivo é sensibilizar e educar, promovendo um futuro mais inclusivo e diversificado”, reforça.
Para o professor dos cursos de Teatro e Artes Visuais da Unesc, Luiz Gustavo Bierberbach Engroff, essa é uma oportunidade de fomentar ainda mais as novas tendências artísticas e o aperfeiçoamento da sociedade. “Esse espetáculo mostra para os nossos alunos e egressos uma nova forma de pensar em obras artísticas, em obras relacionadas à cultura e de forma acessível. Historicamente PCDs foram deixados de lado e eu acredito cada vez mais que vivendo em um mundo contemporâneo, temos que acolher esses indivíduos e também lembrar que a cultura é um direito de todos e todas, então eles também têm seus direitos e devem estar inseridos na sociedade”, explica.
Foto: Ana Colodel
O Sombrista
A Cia O Sombrista é um grupo de teatro de Turvo que, desde 2018, une paixão pela arte e compromisso com a inclusão. O grupo abraça a missão de proporcionar experiências significativas tanto para o público quanto para os artistas, utilizando o teatro de sombras como uma ferramenta poderosa para amplificar vozes e promover diálogos sobre questões sociais importantes.
Financiado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo, o projeto busca promover a acessibilidade no teatro de sombras e oferecer experiências inclusivas ao público. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Programação completa
A exposição tátil de figuras da Cia acontece uma hora antes de cada atividade da Mostra:
Exibição do documentário “Além da Sombradescrição" e Workshop “Audiodescrição no teatro da Cia O Sombrista"
Data: 22/05
Horário: 19h30
Local: Auditório Edson, bloco P - Unesc - Criciúma
Espetáculo “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi”
*Espetáculo integrante da Programação do V Festival Nacional de Teatro Revirado
Dia: 28/05
Horário:10h
Local: Bairro da Juventude - Criciúma
Performance “Às Sombras de Anita” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile seguida por bate-papo
Data: 29/05
Horário: 15h45 e 19h
Local: EEB João Colodel - Turvo
Oficina de teatro de sombras para crianças
Data: 04/06
Horário: 13h às 17h
Local: EEB Timbé do Sul - Timbé do Sul
Espetáculo “Além da Heroína, uma história de Anita Garibaldi” com audiodescrição e fornecimento de programa em Braile
Data: 13/06
Horário: 19h30
Local: UNESC - Auditório Edson Rodrigues, Sala 105 - bloco P
Colaboração: Beatriz Formanski
Leia mais sobre:
criciuma,
Unesc,
TEATRO,
acessibilidade,
workshop,
arte,
documentário.
Stand-up
Neste mês
Para toda família
Em Criciúma
Gala Concert
Severinas
Alma de Brasileiro
Em Criciúma
Alma de Brasileiro