Por Redação Engeplus
Em 25/08/2021 às 09:00Você provavelmente já deve ter ouvido falar que as paredes da sua casa, podem prejudicar seu sinal Wi-Fi, deixando sua conexão mais fraca e lenta. Inclusive citamos esse fato em uma de nossas matérias dessa semana. E não tem como evitar o surgimento da pergunta “Mas Engeplus, agora minha casa não pode mais ter paredes?”. As dúvidas são muitas, então decidimos explicar melhor como as paredes podem interferir no sinal Wi-Fi, e como você pode resolver isso! Vamos lá?
Para iniciarmos, é importante entender como funciona a propagação do sinal que sai do seu roteador. Para isso, vamos compará-lo com o som que sai de um rádio. Da mesma forma que o som é propagado por todo o ambiente em que está localizado, e quanto mais afastado você estiver do rádio, mais baixo será o volume dele, assim também acontece com o Wi-Fi. Quanto maior a distância do roteador, mais fraco o sinal ficará.
Imagine agora, que um rádio está ligado em sua cozinha, e você está ouvindo muito bem o som que sai dele. Porém você muda de cômodo, e vai para o quarto. O som precisará enfrentar um obstáculo para chegar até você, a parede, e isso fará com que você o ouça mais baixo. E quanto maior o número de paredes entre você e o som, mais baixo você o ouvirá. O sinal Wi-Fi, funciona desta mesma forma. Quanto maior o número de paredes entre seus dispositivos e o roteador, maior será a dificuldade do sinal chegar até ele.
Mas e agora? O que você pode fazer para que o sinal do seu roteador sofra a menor interferência possível por conta das paredes? Temos algumas dicas para você:
1. Procure localizar o seu roteador em uma área central da casa. Desta forma o sinal tende a alcançar todos os cômodos de forma distribuída, pois atravessará menos paredes.
2. Posicione seu roteador preferencialmente a uma altura média de 1,20 metros, pois assim o sinal tende a atingir todas as direções.
3. Se sua casa for muito grande, ou tiver muitos cômodos, orientamos que seja instalado um segundo roteador, conectado ao cabo, e localizá-los um em cada parte da casa em que mais se utiliza o Wi-Fi
Seguindo essas dicas, você potencializa a abrangência do seu sinal Wi-fi e navega com muito mais estabilidade e velocidade. E lembre-se, nunca posicione o roteador dentro de armários, gavetas ou atrás de móveis. Ah! E ainda observe se as antenas estão todas posicionadas para cima (em pé). Isso poderá funcionar como barreira e prejudicar sua conexão!
Leia mais
Conheça objetos que podem prejudicar sua conexão Wi-Fi, mesmo com roteador de alta performance
Posicionar seu roteador em local inadequado pode prejudicar a qualidade do seu sinal Wi-Fi
Sabia que equipamentos antigos podem interferir na velocidade da sua internet?
Leia mais sobre:
internet,
engeplus,
wi-fi,
roteador.
Tecnologia
Tecnologia
Instagram apresenta instabilidade
Soluções criativas
Avanço em ritmo baixo
Interação
Avanço em ritmo baixo