Soluções criativas

Setor Carbonífero lança o Hackathon: Desafio Carvão+

Evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro no Centro Tecnológico da Satc

Por Redação Engeplus

Em 30/10/2024 às 17:52
imagem da noticia
Foto: Lucas Colombo/Carvão +

A busca de soluções para dificuldades encontradas no dia a dia do Setor Carbonífero. Esse é o objetivo do ‘Hackathon: Desafio Carvão+’, desenvolvido dentro do Ecossistema Local de Inovação (ELI). O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro no Centro Tecnológico da Satc, sendo voltado para profissionais e universitários. As equipes vencedoras, ao final do evento, receberão uma premiação em dinheiro.  

“A inovação sempre foi um dos pilares do Setor Carbonífero e a ideia é buscar soluções criativas para os desafios que encontramos no dia a dia da atividade. As melhores ideias serão premiadas e tem possibilidade até de virarem negócios. É uma grande oportunidade. As equipes que se inscreverem participarão de um grande evento”, explica o diretor técnico do Siecesc-Carvão+, Marcio Zanuz.  

A ideia e formatação do Desafio Carvão+  foi realizada no Grupo de Trabalho (GT) de Química e Materiais do Ecossistema Local de Inovação. Foram promovidos diversos encontros envolvendo os representantes das seis carboníferas que compõe o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) para delimitação dos problemas e temáticas.   

“Este será o primeiro Hackathon do ecossistema local de inovação, que abre caminho para que outros eventos similares possam gerar soluções inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da região. O objetivo é desmistificar a inovação, desenvolver pessoas, promover conexões e desenvolver soluções para as empresas”, comenta o líder do projeto do Ecossistema de Inovação, Celso Azevedo.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O objetivo do Hackathon é oportunizar que mentes criativas ajudem a desenvolver um futuro melhor, não apenas para o Setor, mas também, para a melhoria do ecossistema local de inovação. As temáticas são: automatização no uso de equipamentos e máquinas de subsolo, umidade do carvão no processo produtivo e transporte e uso de biomassa e/ou turfa para ajuste de especificação. Os problemas específicos e o detalhamento serão revelados durante o evento. 

“As demandas cada vez maiores por eficiência, tanto na área operacional como nas áreas social e ambiental, tem impulsionado o setor carbonífero na busca constante por soluções criativas e inovadoras. Por isso, eventos como o Desafio Carvão+, com a participação de empresas, profissionais e instituições de ensino, são cruciais para garantir que o nosso setor continue a evoluir e se adaptar às demandas e aos desafios atuais e futuros”, destaca o vice-presidente do Siecesc-Carvão+, André Zanette.  

Inscrições abertas  

As inscrições para o Hackathon: Desafio Carvão+ são gratuitas e já estão abertas. As vagas são limitadas e cada equipe pode possuir ao menos um acadêmico. Os interessados devem se inscrever por meio da plataforma Sympla neste link. Apoiam o evento o Siecesc- Carvão+, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), a Diamante Geração de Energia e o Sebrae.

A curadoria que atua na organização é composta e coordenada pela Satc, com participação de representantes do Ecossistema Local de Inovação, Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) Criciúma, Criciúma Conecta Inovação, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Associação Empresarial de Criciúma (Aci), Centro de Inovação Criciúma, IEL/FIESC e SESI/SENAI.

Colaboração: Lucas Colombo/Assessoria de Imprensa Carvão+   

Leia mais sobre:

criciuma,

Hackathon,

Carvão+.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Tecnologia