Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Novo comandante

Tenente-coronel Sartor projeta os desafios de liderar o 9º BPM; troca de comando acontece hoje

Ele assume a vaga do tenente-coronel Dimitri, que será chefe do Estado Maior da 6ª RPM

Por Lucas Renan Domingos -

7 min de leitura

Compartilhar:
Tenente-coronel Sartor projeta os desafios de liderar o 9º BPM; troca de comando acontece hoje
Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira, dia 5, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) terá um novo comandante. O tenente-coronel Sandi Muris Sartor deixa o subcomando da Guarnição Especial de Içara (GEIC) para assumir o novo desafio. Ele irá substituir o também tenente-coronel Cristian Dimitri, que agora passa a exercer a função de chefe do Estado Maior da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), depois de dois anos e cinco meses a frente do 9º BPM.

A cerimônia será restrita, por conta do pandemia de Covid-19, e acontece às 11 horas no batalhão. Sartor é policial militar desde 2003, quandou ingressou na corporação por meio do curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Ao longo de sua trajetória, já havia exercido cargo de comando e chefia, mas de unidades menores. Antes de se tornar oficialmente o novo comandante do 9º BPM, o tenente-coronel conversou com o Portal Engeplus para falar sobre o novo desafio e seus compromissos e pretenções na nova função. Leia abaixo:

Portal Engeplus - Como foi para você receber a notícia de que assumiria o 9º BPM?

Publicidade

Sartor - Recebi a notícia com muita satisfação e honra. Sempre foi um sonho desde que aqui cheguei como aspirante, em 2006, após a formação no curso de oficiais. Recebo esta missão com surpresa e ao mesmo tempo com gratidão, sabedor do desafio e da responsabilidade que é comandar o 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma.

Portal Engeplus - Como foi sua trajetória na PM até chegar ao atual momento?

Sartor - Eu tenho 18 anos de Polícia Militar. Entrei na corporação em 2003, por meio do curso de formação de oficiais que durou quatro anos, em Florianópolis, com a formatura em 2006. Vim para Criciúma logo após a formação, aqui permaneci como aspirante, sendo primeiro tenente, segundo tenente e depois me tornei capitão em 2013. Fui comandar a companhia de Urussanga, que também é responsável por Orleans, Lauro Muller, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, ficando até 2016. Retornei para Florianópolis para fazer um curso de aperfeiçoamento de policiais, uma especialização Lato Sensu pela Udesc, retornando para a chefia da Central Regional de Emergência de Criciúma (CRE). Fui também chefe da sessão administração da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) e por último, em maio de 2019, assumi o subcomando da Guarnição Especial de Içara (GEIC). Neste ano, fui promovido a tenente-coronel, agora para ser comandante do 9º Batalhão.

Leia também:

Comandante Dimitri deixa o 9º BPM e fala sobre trajetória, projetos e assalto ao Banco do Brasil

Portal Engeplus - Você sai agora de uma função de subcomandante de uma guarnição para assumir um batalhão. Como é este desafio?

Sartor - O desafio de sair do subcomando da GEIC para assumir o 9º Batalhão é bastante grande, enorme, principalmente por ser uma função de comando. O poder decisório agora passa a ser de minha responsabilidade. Embora as ideias, as propostas, sugestões sejam multivetorais, a decisão é sempre do comandante. Recai sobre os ombros um grande compromisso na tomada de decisões.

Portal Engeplus - O que você acredita que tenha lhe dado credibilidade para assumir o maior batalhão da região?

Sartor - Eu já trabalhei no 9º BPM e conheço as peculiaridades tanto das atividades do batalhão quanto da cidade e região, por ser natural daqui também. E eu sempre quis muito isso. A vontade, a disposição, a voluntariedade para assumir esta função me auxiliou a ter esta credibilidade. Eu acredito que meus comandantes, tanto o regional, quanto o geral, conhecem meu trabalho e isso me credenciou para ser escolhido para ser o comandante.

Portal Engeplus - Dá para se dizer que este é o maior desafio na sua carreira como militar?

Sartor - É o maior desafio da minha carreira. É a maior cidade entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre. É uma grande responsabilidade, um desafio. Eu já exerci a função de comando, mas em unidades menores, nada se compara a estar na frente de um batalhão do tamanho do de Criciúma.

Portal Engeplus - Como você tem se preparado para assumir o 9º BPM?

Sartor - Assim que fui designado para assumir o 9º BPM, iniciei a transição com o tenente-coronel [Cristian] Dimitri. E também venho conversando com todo o staff, passando pelos setores, dialogando com os policiais, para saber da realidade, dos anseios, necessidades e o que podemos colaborar com melhorias. Estou fazendo um plano de comando em cima disso, que será divulgado posteriormente para a sociedade e comandantes para direcionar o trabalho, apontando o local onde a gente quer chegar. Todos os esforços precisam ter uma mesma direção.

Portal Engeplus - Em termos de recursos (humanos e equipamentos), como você analisa a atual situação do batalhão de Criciúma?

Sartor - O batalhão passa por uma situação favorável. Claro que a melhoria contínua é importante, sempre estaremos buscando isso. Mas a gente teve uma formação recente de soldados e que, certamente vamos receber reforço de parte deste recurso humano para cada vez mais fazer diferentes malhas de policiamento. Em relação aos equipamentos, a condição é regular. Sempre dá para melhorar. É isso que faremos. Conforme for possível, vamos avaliar as necessidades de melhorias de equipamentos, de segurança de instalações e dar as melhores condições aos policiais para que se sintam mais confortáveis em trabalhar e uma garantia de suporte.

Portal Engeplus - Qual será seu principal objetivo após assumir a nova função?

Sartor - Meu principal objetivo é me ambientar com todos os processos. É um batalhão bastante dinâmico. Por conta disso, realiza várias atividades ao mesmo tempo. Se possível, vamos buscar melhorar os procedimentos internos, proximidade da Polícia Militar com a comunidade, fortalecer os programas institucionais já existentes e ser um facilitador para os policiais para que exerçam suas atividades com tranquilidade.

Portal Engeplus - Na sua visão, em qual patamar se encontra a Segurança Pública na região?

Sartor - A Segurança Pública na região está muito bem. Viemos reduzindo os índices de criminalidade com bastante significância. Vai ser um grande desafio manter este padrão que estou assumindo. A questão de organograma, estrutura organizacional está bem distribuída, bem como os índices estão acima do satisfatório.


Sartor, ainda major e subcomandante da GEIC - Foto: Heitor Carvalho/Arquivo/Portal Engeplus

Portal Engeplus - A PM viveu em novembro de 2020 talvez o fato mais marcante de sua história em Criciúma, que foi o assalto ao Banco do Brasil. O que você acredita que a região precisa evoluir para evitar um episódio igual ou semelhante novamente?

Sartor - Não só a Polícia Militar, mas as diferentes instituições que formam a Segurança Pública já se reuniram mais de uma vez após o episódio. Tivemos a participação de forças também de outros estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. E o objetivo está sendo alinhar melhorias que vão se estender não só por Santa Catarina, mas que vão melhorar a integração entre os Estados. Em breve, acreditamos, a Polícia Militar realizará mudanças de comportamentos para situações específicas como a do assalto. Isso passa pelo comando geral e nós precisamos aguardar as decisões institucionais.

Portal Engeplus - Enquanto comandante do 9º BPM, qual compromisso você assume com a sociedade de Criciúma e das demais cidades que estarão sob seu comando?

Sartor - Assumo o compromisso de continuar oferecendo Segurança Pública de qualidade para que as pessoas sintam esta sensação de estarem seguras. Queremos que a nossa região continue sendo propícia para que as pessoas venham para cá para viver, empreender, tendo tranquilidade para estudar, ter lazer, e que a segurança faça parte disso. E também prometo fazer o meu melhor pela população. Podem contar comigo para todos os desafios justos.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirHomem é preso por tráfico de drogas no Pinheirinho; PM apreendeu mais de dez quilos de drogas