Tigre apresenta os novos comandantes do Departamento de Futebol e inicia busca por comissão técnica
Wilsão e Juliano Camargo concederam entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira
Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
4 min de leitura

O Criciúma deu a largada para uma nova etapa no clube e apresentou oficialmente nesta quarta-feira, dia 28, os novos gestores do Departamento de Futebol. Antes técnico interino, Wilson Vaterkemper agora assume a função de coordenador de futebol para gerenciar os processos das categorias de base e o profissional, onde terá a companhia do executivo Juliano Camargo, também apresentado hoje.
A apresentação durou cerca de 40 minutos e contou com a participação do presidente do Criciúma, Anselmo Freitas. O dirigente reconheceu a necessidade de definir rapidamente a nova comissão técnica já que no final do mês iniciam os compromissos pela Série C do Campeonato Brasileiro. “É correr contra o relógio para contratar a comissão técnica e os atletas. Vamos fazer um estudo minucioso, não queremos errar”, ponderou.
O presidente terá em Wilsão o braço forte do Departamento de Futebol. Aliás, o convite inicial era para que o ex-jogador do Criciúma se tornasse o técnico da equipe. O convite foi recusado e a nova oferta, para assumir a coordenação, foi feita.
“Estou orgulhoso em receber um convite tão importante. O Anselmo tinha me convidado para ser o treinador no Brasileiro. Continuo com a mesma ideia, inclusive me deu uns quatro, cinco dias para resolver a situação. Mantive a palavra e não tenho interesse em seguir a carreira (de técnico), principalmente no Brasil. Não podemos perder tempo”, pontuou.
Perfil a ser estudado
O futebol não tem tempo e vive de resultado. Tem que ter convicção, saber o que está fazendo e ter critérios. Precisa saber o que quer e como chegar. Tem que ter paciência. O resultado é importante, mas não é por um resultado ruim ou cinco bons que está tudo certo ou tudo errado.
Juliano Camargo, novo executivo de futebol do Criciúma
________
O reformulado Departamento de Futebol começa hoje a busca pela comissão técnica. O perfil do novo treinador - e também dos jogadores que serão contratados - será definido a partir de uma série de reuniões tratadas em caráter de urgência, sobretudo com a aproximação da estreia na Série C. Juliano Camargo terá papel fundamental na apresentação de nomes e na procura pelos atletas ideais.
“Qualquer definição em relação a nomes e perfil não traçamos, não está definido. Já conversamos um pouco e acabando a coletiva vamos trabalhar nisso. Por enquanto não tem nada definido. Tudo vai ser em conjunto. Vamos fazer em seis mãos, a minha experiência, a do Wilson e do presidente são muito importantes. Não é o Juliano que está colocando, vamos expor e definir. É cedo para falar algo, precisamos conversar mais”, explicou.
Apesar da cautela, ele deixou claro que é preciso trabalhar em cima da cultura do clube e do estado. E para isso vislumbra em Wilsão um grande aliado. A contratação dos jogadores também contará com aval do novo treinador, por isso a importância em apresentar rapidamente a nova comissão técnica.
“O Wilson é peça fundamental nisso, tem 30 anos de Criciúma e conhece a característica da equipe. Eu acho que temos que resgatar isso. O Criciúma tem que voltar a ser vencedor, aguerrido. Vamos fazer essa construção junto. Temos que trabalhar em cima da cultura do clube e potencializar isso”, argumentou.
Sobre o novo executivo
Juliano Costa Camargo, 45 anos, é natural de São José dos Campos (SP). Em seu último trabalho participou da campanha de acesso do Sampaio do Corrêa para a Série B, em 2019, quando o clube foi vice-campeão da Série C. Também conquistou no clube o título do Campeonato Maranhense em 2020.
O novo executivo do Criciúma possui o curso de Gestão Técnica da Universidade do Futebol, o de Coordenação Técnica de Base da CBF Academy, de Processos Gerenciais da Universidade Paulista (Unip), de Análise de Desempenho para Base e Profissional da CBF/Quest e a Licença B para Treinadores da CBF Academy.





