Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br
Em 30/05/2025 às 13:07Uma manifestação pacífica e silenciosa envolvendo 40 ciclistas foi realizada na avenida Centenário, em Criciúma, no noite dessa quinta-feira, dia 29. O ato foi em prol da segurança no trânsito e aproveitou o Maio Amarelo para reivindicar ciclovias na cidade.
A administração da Associação de Ciclismo Juntos Somos Mais Fortes distribuiu para os participantes laços e balões amarelos, como forma de simbolizar a vida, atenção e esperança. O grupo pedalou por aproximadamente 1h20min contornando a avenida.
“Embora o fluxo de veículos tenha sido moderado no horário das 19h30, muitos motoristas respeitaram a passagem do grupo mantendo certa distância, mas ainda assim, alguns veículos passaram perigosamente próximos aos ciclistas, ignorando a segurança mínima que a vida sobre duas rodas exige”, destacou Juliane Guimarães, diretora da associação.
Segunda a líder do movimento, a ação não teve gritos, buzinas ou tumulto. “Foi uma ocupação silenciosa e firme do espaço que também é dos ciclistas por direito. Um lembrete vivo de que pedalar é um ato de resistência. Seguimos com calma, coragem e consciência. Lutamos por uma ciclovia, mas também lutamos pela vida”, frisou Lislaine Oliveira Marchioro, que também lidera a associação.
O grupo voltará a realizar um ato neste sábado, dia 31, a partir das 9 horas. “O movimento ‘Pela Vida e Por Ciclovias’ terá mais uma ação de conscientização sobre a relação motorista e ciclista e fica o convite aos ciclistas e todos que utilizam a ‘bike’ seja por esporte, lazer, saúde, meio de transporte, para que se unam e se façam presentes neste movimento”, convidou Juliane.
A concentração está programada para a avenida Centenário, em frente ao Banco Santander (apenas como referência), próximo ao Terminal Central de Criciúma.
Confira como foi a manifestação dessa quinta-feira, em Criciúma:
Leia mais sobre:
criciuma,
ciclovia,
ciclistas,
maio amarelo.
Bairro Comerciário
CCR Via Costeira
Resolvido
Em andamento
Cuidados
Sem congestionamento
Bairro Comerciário
Sem congestionamento