Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 24/06/2025 às 17:11Após ser nomeado, o novo diretor da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, o advogado e especialista em trânsito, Vinícius Ribeiro está conhecendo a estrutura do órgão e planeja de imediato fazer uma análise em relação às multas de trânsito no município. O assunto repercutiu em debates na Câmara de Vereadores de Criciúma nas últimas semanas, após alguns parlamentares indicarem um aumento na quantidade de autuações neste ano.
Ribeiro pretende até a próxima semana ter dados para analisar a situação, mas adiantou que acredita se tratar de um problema de interpretação. “Nós temos que lembrar que temos as infrações de fiscalização eletrônica, manual e a do próprio sistema de multas. O que estamos achando é que talvez tenha entrado nesse 500% que estavam falando, todo tipo de infração, mas não necessariamente tenham sido os agentes de trânsito que emitiram os autos de infração. Isso é o que a gente vai levantar para trazer tranquilidade”, afirmou ele, que complementou ainda, que o índice de infrações é alto quando se trata de fiscalização eletrônica.
Segundo o novo diretor, o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), quer um trabalho com uma visão mais técnica e por isso o convidou para assumir a função. Ribeiro acumula 25 anos de experiência na área de trânsito, mesmo estando no direito desde 2014.
“A ideia é trazer justamente essa experiência adquirida nesses anos todos e levar para a DTT. A gente sabe que o trânsito é um problema, mas ele se torna um problema porque fica sempre em segundo plano. Nós deveríamos entender que o trânsito é importante, porque todos estão ali. Nós saímos de um lugar e a tendência é ir para a rua ou pegar um ônibus, ou pegar o seu veículo ou a sua bicicleta, enfim. Então é trazer para as pessoas esse comprometimento de que o trânsito é importante”, disse. Ribeiro ressaltou que é preciso reduzir o número de mortes e de acidentes que acontecem todos os dias no trânsito.
DTT e Superintendência
Ele também afirmou que achou interessante que agora a DTT tenha divisões de atividades com a Superintendência de Trânsito. “Faz com que as coisas andem mais rápido, porque não depende somente de uma pessoa para resolver certos tipos de situações. Temos duas", disse. Ele informou que já está em conversa com o superintendente de trânsito de Criciúma, Edno Dutra, para algumas definições de procedimentos.
Mudança
Ribeiro substituiu o também advogado Frank Bez Fontana, que passou a desempenhar o cargo de assessor jurídico especial da Procuradoria-Geral do Município, com atuação junto à Secretaria de Governança. A Prefeitura de Criciúma afirmou que a mudança “integra a estratégia de reforço técnico da equipe jurídica”.
Leia mais sobre:
criciuma,
Dtt,
número de multas.
ViaCosteira
Nesta semana
Nesta quarta-feira
Fiscalização
Criciúma
Perigo invisível
SC-390 e SC-114
Fiscalização
Perigo invisível
SC-390 e SC-114