Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
Publicidade
Empatizeme

Uma nova era nos tratamentos de Alzheimer foi o tema da 6ª Jornada Paulista de Alzheimer

4 milhões de brasileiros podem ser diagnosticados com a doença de Alzheimer até 2050

Por Roberta Mânica - empatizeme@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Uma nova era nos tratamentos de Alzheimer foi o tema da 6ª Jornada Paulista de Alzheimer
Foto: Abraz-São Paulo

Uma Nova Era nos Tratamentos da Doença de Alzheimer foi o tema da 6ª Jornada Paulista de Alzheimer. O evento apresentou estratégias relevantes sobre o cuidado humanizado e empático diante do alarmante cenário indicado pelo crescente número de diagnósticos de demência no Brasil e no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. Estimativas da Alzheimer’s Disease International, sediada no Reino Unido, mostram que os números globais poderão chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.

Já aqui no Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Publicidade

Um estudo recente trouxe à luz uma preocupante para a nossa realidade: a possibilidade de que aproximadamente quatro milhões de brasileiros possam ser diagnosticados com a doença de Alzheimer até o ano de 2050. Essa pesquisa, pioneira no país, revelou um aumento significativo em comparação com o número atual de pacientes, que triplicaria até a data prevista.

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, a cognição e a capacidade de realizar atividades diárias. Ela não apenas causa sofrimento aos pacientes, mas também coloca uma carga substancial sobre os cuidadores e o sistema de saúde.

Os resultados do estudo foram obtidos através de uma análise cuidadosa dos dados demográficos, levando em consideração o envelhecimento da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas estão suscetíveis a desenvolver a doença em idades avançadas.

Além disso, os fatores de estilo de vida também desempenham um papel importante no aumento da incidência da doença. A falta de atividade física, uma dieta pouco saudável e outros hábitos prejudiciais à saúde podem aumentar o risco de Alzheimer.

Diante dessa previsão, é fundamental que o Brasil intensifique seus esforços na pesquisa e na conscientização sobre a doença de Alzheimer. Isso inclui investir em estudos clínicos, programas de prevenção e educação pública para promover um envelhecimento saudável e reduzir os fatores de risco.

Fontes:

Alzheimer’s Association – Brasil
Alzheimer Disease International
Associação Brasileira de Alzheimer
Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology – Brainn/Unicamp

Imagem: InformaSUS UFSCAR (Design Camila Campos)

Uma nova era nos tratamentos de Alzheimer foi o tema da 6ª Jornada Paulista de Alzheimer — foto 1
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirEmpatizeme participa de evento sobre a potencialidade dos jovens na sociedade