Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Coronavírus

Unidades Básicas de Saúde de Criciúma realizarão testes rápidos para Covid-19

Prefeitura disponibilizou mil testes a serem utilizados a partir de quarta-feira

Por Rafaela Custódio

2 min de leitura

Compartilhar:
Unidades Básicas de Saúde de Criciúma realizarão testes rápidos para Covid-19
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Engeplus / Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Criciúma inicia a partir de quarta-feira, dia 24, a aplicação de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após um período de treinamento, os enfermeiros responsáveis por cada local atuarão na realização dos testes que não serão aplicados em toda a população, e sim, em pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19.

Os testes serão aplicados nas UBSs do Rio Maina, Wosocris, Quarta Linha, Centro, Metropol, São Defende, Santa Luzia, Próspera, Boa Vista, Cristo Redentor, Pinheirinho e nos dois Centros de Triagem. Serão disponibilizados mil testes rápidos para s unidades. “Quero fazer um apelo para que as pessoas não entendam que fazer o teste rápido é só querer fazer, vai ter um critério dentro de um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para fazer o teste, a pessoa tem que apresentar sintomas da Covid-19 por oito dias e depois que ela vai ser testada”, explica o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

O responsável pela pasta da saúde ainda garantiu que não serão realizados testes em todos os pacientes. “A unidade vai estabelecer se a pessoa realmente apresenta os sintomas ou não. Precisamos analisar o quadro do paciente para realmente aplicar o teste”, pontua. “Caso o paciente necessite fazer o teste e a Unidade Básica de Saúde do seu bairro não esteja realizando a coleta, ele será destinado a outro local, mas quem fará isso serão os profissionais de saúde”, acrescenta.

Publicidade

Leia mais

Em Criciúma, 50% dos leitos de UTI disponíveis para Covid-19 estão ocupados no Hospital São José

Covid-19: número de leitos ocupados aumentou nas últimas semanas em Criciúma

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirINSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho