Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Investigação

Urussanga: documento revela o não indiciamento de Luan Varnier em processo administrativo

No Legislativo, CIP segue em andamento e pode cassar mandato do vereador

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Urussanga: documento revela o não indiciamento de Luan Varnier em processo administrativo
Foto: Câmara de Vereadores de Urussanga/Divulgação

Luan Varnier, ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Urussanga, não foi indiciado no Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra ele. Vereador eleito e exercendo seu mandato, o parlamentar do MDB é investigado por supostamente ter permitido que um paciente furasse a fila de consulta com oftalmologista enquanto ainda atuava no Executivo.

A informação consta em um documento assinado pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da prefeitura. Os membros avaliaram que “considerando os depoimentos prestados, o relatório de sindicância e as demais provas colhidas, não houve nenhuma materialidade da possível conduta do ex-servidor” e deliberaram pelo não indiciamento. O parecer ainda precisa analisado pela prefeita Stela Talamini (MDB).

Na Câmara de Vereadores de Urussanga, uma Comissão de Investigação e Processante (CIP) foi criada para apurar as denúncias contra Varnier. Os depoimentos de testemunhas e do acusado já foram realizados e o relatório está em fase de elaboração.

Publicidade

Segundo o assessor jurídico da Prefeitura de Urussanga, Ramirez Zomer, a Câmara de Vereadores notificou a comissão do PAD solicitando a cópia dos autos para instruir o processo de cassação que tramita no Legislativo. O pedido foi acatado e o documento encaminhado para a CIP, mas acabou vazando.

“Houve o vazamento precipitado de um documento do PAD, cujo teor nós do gabinete da prefeitura e do setor jurídico da prefeitura soubemos pela imprensa. O PAD foi entregue a Câmara de Vereadores que recebeu e assinou termo de confiabilidade”, disse Zomer.

Prefeita ainda não recebeu documento oficial

Na mesma deliberação que opinou pelo não indiciamento do ex-secretário de Saúde, a comissão pediu o indiciamento de uma enfermeira e de um médico da Secretaria de Saúde e de uma ex-servidora.

“Nem o gabinete da prefeita, nem a assessoria jurídica da prefeitura tiveram acesso ao PAD. A comissão sugere os encaminhamentos para a decisão final pela prefeita, com base no estatuto dos servidores públicos municipais. Como o relatório final não foi entregue ao gabinete, não teve decisão ainda”, reforçou o assessor jurídico.

O vereador Zé Bis (PP) é o presidente da CIP e Barreto (MDB) o relator. Completa a comissão como membro o vereador Camisinha (PL). A expectativa é de que o relatório das investigações feitas pela Câmara de Vereadores seja entregue nesta semana. Se aprovado entre os parlamentares que compõem a CIP, o parecer será colocado em votação para que todos os vereadores opinem sobre a cassação do mandato de Varnier ou arquivamento da denúncia.

Compartilhar:
Leia a seguirOposição vai presidir CPMI que apurará fraudes no INSS