Vereador propõe criação de espaço exclusivo para mulheres no transporte coletivo
Ideia da proposta surgiu a partir de relatos recebidos por parlamentar

2 min de leitura

Um anteprojeto de lei do vereador Márcio Mano (PSD), que propõe a criação de um ‘Espaço Mulher’ nos ônibus, foi apresentado na Câmara de Vereadores de Araranguá, nessa segunda-feira, dia 18. A proposta visa combater o sentimento de insegurança das passageiras no transporte coletivo municipal.
De acordo com o parlamentar, a ideia surgiu após relatos recebidos de mulheres que procuraram seu gabinete. “Piadas, conversas, agressões verbais, passadas de mão. Fomos procurados e estamos em busca de uma solução para não acontecer nada com elas”, explicou, em entrevista ao Portal Engeplus.
Conforme o anteprojeto, o espaço da frente do ônibus, próximo ao motorista, seria reservado ao uso exclusivo de mulheres, com sinalização específica nos bancos. “Elas poderiam usar esses assentos enquanto os homens ficariam lá atrás. É apenas uma ideia, esperamos que agora seja debatido o que pode ser melhor para essa situação”, frisou.
Setor de Transportes afirma que analisará a demanda
O gestor do programa Tarifa Zero de Araranguá, Aldryn Luciano de Souza, informou que não há registro de denúncias ou reclamações relacionadas a esse tipo de caso no transporte coletivo municipal. “Para dúvidas, reclamações, sugestões ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato com o número do Tarifa Zero: 48 99657-8301”, destacou.
De acordo com Souza, o setor vai tomar conhecimento da situação e verificar a possibilidade de implementar a proposta. “Se há uma demanda a respeito vamos analisar e encaminhar na forma de projeto de lei se for o caso”, observou.
O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores e encaminhado ao Poder Executivo para apreciação e possível devolução em forma de projeto de lei.



