O sossego

O sossego da isolada praia do Gravatá em Laguna

Por Ariadne Niero - ariadne.niero@engeplus.com.br

Em 08/01/2011 às 08:16
imagem da noticia

Bastante frequentada por surfistas, praticantes de caminhadas e trilhas a Praia do Gravatá está localizada ao sul de Laguna. Na praia que leva o nome de uma flor é possível chegar apenas caminhando por trilha.

O acesso é pela rodovia estadual SC-100, passagem para o Farol de Santa Marta. Para chegar até o pequeno pedaço do paraíso as dicas dos aventureiros são: tênis, protetor solar, repelente, água e não ter pressa para chegar nem ir embora.

Para chegar à praia é preciso passar pela comunidade pesqueira de Ponta da Barra. Depois de caminhar 20 minutos por uma trilha com mata e dunas, o turista pode desfrutar de uma enseada de 700 metros de extensão. No caminho, nesta época do ano, não é difícil encontrar os frutos do butiá em cachos amarelados: fruto símbolo de Laguna.

De carro é possível chegar até o começo da trilha, no pé do morro do Gravatá e da gruta preservada pela comunidade. Depois seguir o caminho de três quilômetros. O ambiente é calmo e propícia momentos de relaxamento total. Do alto dos rochedos da praia do Gravatá se avista a Praia da Galheta.

Como chegar:
É preciso seguir até a localidade de Ponta da Barra, em Lagna. Ao passar pelo restaurante Boião e Geraldo, entrar à direita e ir até o final da rua. Depois o caminho é feito a pé pela mata fechada. Ao passar por uma pequena ponte de concreto é recomendado seguir a trilha.

(Colaboração/fotos: Taís Sutero e Gisele Elis)

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Viagens