Por Rafaela Custódio -
Em 13/06/2024 às 13:08Neste domingo, dia 16, a cidade de Criciúma recebe a 6ª edição da Parada LGBTQIAPN+, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera. O evento é gratuito, aberto ao público e com expectativa de receber 6 mil pessoas. Neste ano, o tema do encontro será ‘Diversidade para viver a cidade’.
A vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo, é uma das organizadoras da Parada LGBTQIAPN+, que inicia às 14 horas. “Nos últimos três anos, realizamos o evento na Rua da Gente, pois é um lugar muito acessível, porque é do lado do parque e tem bom acesso ao transporte coletivo. Neste ano, o lema da Parada se chama ‘Diversidade para viver a cidade’. Buscamos a ideia de que uma cidade precisa preservar os direitos e a garantia de viver de toda a população”, comenta Giovana.
A Parada LGBTQIAPN+ contará com apresentações e uma agenda cultural. “Temos muitos produtores culturais envolvidos, todos voluntários. Abrimos um edital para valorizar os artistas de Criciúma e região. Vamos ter uma série de DJs que são daqui, produzidos na cidade, muitos fizeram até escola na região. Teremos um conjunto de apresentações com DJs, cantores, mas também com algumas intervenções políticas, de movimentos sociais e ativistas políticos nessa área dos direitos humanos e da população LGBT”, detalha.
Giovana garante que o evento também serve para discutir sobre direitos para a população. “Pensamos que no ambiente político em que vivemos. Depois de quatro anos, no meu caso na Câmara de Vereadores, o estímulo a procurar viver a cidade, a discutir o direito à cidade, foi algo que pautei muito na Câmara de Vereadores, e muito por essa perspectiva também LGBT. Buscamos criar esse movimento mais amplo e a partir dele fazer uma discussão complexa sobre a cidade, acesso a espaços públicos da população LGBT e segurança para a população LGBT. Então vai nessa pegada de estimular que a cidade avance nesse sentido, que supere os estigmas, o preconceito e que estimule cada vez mais que essa diversidade possa viver a cidade por inteiro”, frisa.
A vereadora destacou que a segurança pública também deve ser abordada durante a Parada. “Temos que falar sobre segurança para a população LGBT. Em Criciúma, podemos tratar do assunto do retorno da Guarda Municipal, por exemplo, sobre uma guarda cidadã que precisa estar capacitada para receber, para acolher essa população em situações de insegurança e de medo. Da mesma forma como as capacitações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Primeiro, para aqueles que mais precisam, e esse público também está inserido nesse ambiente de injustiça, de disparidade social e que precisa ser absorvido nas mudanças que ao longo do tempo a sociedade acumula. Portanto, os serviços públicos de saúde, de assistência social e de segurança precisam estar capacitados e integrados a essa dinâmica de vida e de viver em sociedade de forma diferente”, ressalta.
Caravanas
Além de receber um público da região carbonífera, o evento também terá pessoas vindas de Laguna, Florianópolis, Garopaba, Sombrio, Balneário Gaivota, Araranguá e outras cidades de Santa Catarina. “É um público que procura em Criciúma essa referência por ser a maior cidade. Movimentamos muitas festas e arrecadações nos últimos três meses que antecedem a Parada. Além disso, será um fim de semana que movimentará a rede hoteleira da cidade, os restaurantes e, com certeza, mexe com a economia do município”, garante.
Arrecadações
Neste ano, a Parada LGBTQIAPN+ de Criciúma arrecadará doações para famílias LGBTQIAPN+ vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul e também para o projeto Shekinah de Criciúma. “Estaremos arrecadando produtos de higiene, alimentos, roupas e água potável”, pontua Giovana.
Leia mais sobre:
criciuma,
Rua da Gente,
Parada LGBTQIAPN+.
Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!
Verão 2025
Temporada 2025
6º Beach Summer
Criciúma
Entrada gratuita
Programação especial
Capivari de Baixo
6º Beach Summer
Programação especial