Após a Campanha do Agasalho, o plantio de árvores para amenizar a emissão de carbono
40 mudas serão plantadas neste sábado para compensar gases emitidos durante as entregas
Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
2 min de leitura

Mais de 28 mil pessoas foram alcançadas na 15ª edição da Campanha do Agasalho, que distribuiu 180 mil peças de roupas em 11 etapas de entrega nas regiões Sul e Serrana. Passada a campanha, a Equipe Multi-Institucional prepara agora o plantio de 40 mudas de árvores para contrapor a emissão de carbono durante o transporte dos donativos.
O plantio ocorre neste sábado, dia 5, a partir das 9 horas, em um terreno de área verde no bairro Jardim Maristela. A ação é realizada em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), que doou as mudas nativas da Mata Atlântica.
O idealizador da ação é o perito do Instituto Geral de Perícias (IGP), João Pedro Vieira. Segundo ele, o plantio de árvores deve compensar a emissão de 3,5 toneladas de dióxido de carbono.

“A campanha traz um grande benefício social, mas a logística gerou uma emissão de carbono, um rastro negativo. Sou voluntário e a questão ambiental sempre pegou bastante. Tem o benefício social, mas ficava incomodado com a parte ambiental. Conseguimos uma parceria importante com a Famcri, fizemos o cálculo da quantidade de dióxido de carbono emitido e a forma de compensar esse tipo de emissão”, explica.
Em caso de chuva no dia do plantio, a ação será transferida para o dia 12.
Sobre a campanha
A Campanha do Agasalho ‘O frio dói, doe calor’ beneficiou famílias em Criciúma, Forquilhinha, Balneário Rincão, Jaguaruna, Laguna (Farol de Santa Marta), Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Retiro.
Segundo estimativa da Equipe Multi-Institucional, foram percorridos 1,5 mil quilômetros durante as 11 etapas da campanha. Para se ter uma ideia do alcance da ação, o total de donativos arrecadados e doados equivalem a 99 toneladas. E foram transportados em 11 caminhões alcançando sete mil famílias em vulnerabilidade social.







