INSS

Mais de meio milhão de aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento

Os canais de atendimento seguem abertos até 14 de novembro

Por Redação Engeplus

Em 18/07/2025 às 20:35
imagem da noticia
Foto: Divulgação/INSS

Uma semana depois da abertura do prazo, mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. O número representa 30,4% do total de beneficiários aptos a assinar a adesão, cerca de 1,9 milhão de pessoas em todo o país.

Os dados revelam forte adesão em todo o território nacional, com destaque para São Paulo (114.599 adesões), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul apresentam índices de adesão superiores a 31%. Clique aqui para acessar a tabela completa por estado.

Início dos pagamentos

O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, dia 24 de julho, respeitando a ordem de adesão, quem aderiu primeiro, receberá primeiro.

A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.

Quem pode aderir

Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo e, por isso, já podem aderir ao acordo. Esses pedidos pertencem a 1,9 milhão de pessoas, já que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

Aplicativo Meu INSS (pelo site ou app);
Agências dos Correios em mais de cinco mil municípios.

A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Colaboração: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Leia mais sobre:

brasil,

inss.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Brasil