Solidariedade

Municípios do Sul de Santa Catarina ‘adotam’ cidades afetadas pelas cheias no RS

Finalidade é doar equipamentos, funcionários e mantimentos para ajudar na reconstrução

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 17/05/2024 às 15:10
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Grupo de Apoio a Desastres

A situação das cheias no Rio Grande do Sul motivaram o sentimento de solidariedade de diversos municípios do Sul de Santa Catarina. Além das arrecadações da campanha ‘SOS Rio Grande do Sul’, os municípios do Sul do Estado também 'adotaram' cidades do estado gaúcho. Cocal do Sul, Sangão e Tubarão adotaram, respectivamente, Bom Principio, São Jeronimo e Triunfo. A finalidade da 'adoção' é mandar equipamentos, funcionários e mantimentos para ajudar na reconstrução do local.

O município de Bom Princípio, que, possui ligações comerciais bem estabelecidas com Cocal do Sul, será ajudada com doações e envio de máquinas. A possibilidade do contrato de parceria entre os dois município foi confirmada pelo prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, nesta semana, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

Em São Jerônimo, a ajuda será feita por meio do envio de máquinas, doações e também de funcionários da Secretaria de Obras e Agricultura da Prefeitura de Sangão. A ação solidária foi realizada em uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sangão. Os equipamentos, doações e funcionários chegaram nessa quinta-feira, dia 16, e permanecerão na cidade gaúcha cerca de 15 dias. A informação foi confirmada ao Portal Engeplus pela diretora administrativa da Prefeitura de Sangão, Suzana Luiz Tibúrcio.

O município de Triunfo, do Rio Grande do Sul, foi visitado nessa quinta-feira, dia 16, pelo prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, para monitorar a situação da cheias e, posteriormente, será montado a campanha necessária para ajudar a cidade gaúcha. Nesta sexta-feira, dia 17, será divulgado as necessidades de Triunfo para iniciar as campanhas de arrecadações. O contrato de parceria entre os dois município foi divulgado na última quarta-feira, dia 15.

Municípios analisam possível adoção

Os municípios de Ermo, Lauro Müller, Orleans, Pescaria Brava, Treze de Maio e Imaruí não estão com contratos de parcerias confirmadas, mas pensam também em uma possível adoção das cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O assunto está sendo tratado por meio de reuniões realizada ao longo dessa e das próximas semanas Os seis municípios estão avaliando as cidades que conseguem ajudar e estabelecendo as melhores maneiras de proporcionar ajuda para a reconstrução da cidade.

Os demais municípios da Amrec, Amesc e Amurel continuam arrecadando mantimentos e enviando para cidades específicas do Rio Grande do Sul.

Confira abaixo os municípios gaúchos que foram adotados:

Cocal do Sul: Bom Princípio

Sangão: São Jeronimo

Tubarão: Triunfo

Leia mais sobre:

sul,

adoção,

rs,

Santa Catarina,

solidariedade,

cheias.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Clima