Por Heitor Carvalho - heitor@engeplus.com.br
Em 24/03/2018 às 20:31A Osterbaum "Árvore da Páscoa" de Forquilhinha está colorida e pronta para receber visitantes. Ela está localizada na Praça dos Imigrantes alemães. Foram utilizadas em torno de 15 mil casquinhas para decorar a árvore. Uma parceria entre Coopera, CDL e Administração Municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
De acordo com o Secretario de Cultura, esporte e Turismo Felipe Dordete, a expectativa é que muitos visitantes passem pela Praça para conhecer e fotografar a Osterbaum. "Estamos a uma semana da Páscoa, e pela primeira vez criamos a Osterbaum, uma tradição germânica que queremos resgatar em nosso município, tendo em vista que muitas famílias já cultivam essa tradição. E aproveitamos para convidar para o próximo sábado, dia 31, onde terá um evento alusivo a Páscoa, com várias atrações, inclusive oficina para pintura em casquinha de ovos, onde as próprias crianças vão poder pendurar depois de pronto na Osterbaum", completa.
Coleta de casquinhas
Foram em torno de 30 mil casquinhas de ovos coletadas em escolas, comércio, instituições, além de algumas compradas e que foram utilizadas na decoração da Avenida 25 de Julho, na Praça Central e em outros pontos da cidade. De acordo com o Diretor de Turismo de Forquilhinha, Geovane Westrup a colaboração da Secretaria de educação foi bem importante, principalmente no incentivo dessa cultura para com as crianças. "Só nas escolas arrecadamos aproximadamente 7 mil casquinhas, e as crianças estavam empolgadas e agora vendo suas casquinhas na árvore vão ficar ainda mais contentes e quem sabe agora continuem com essa tradição ao longo dos anos, pois ela tem um significado muito bonito. Acredito que esse é o primeiro passo, e que vamos melhorando a cada ano, de certa forma a Osterbaum vai atrair muitos visitantes, e isso também faz parte do Turismo", completa.
A tradição da Osterbaum
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus.
Colaboração: Mariane Rodrigues / Prefeitura Forquilhinha
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Programação
Programação
Entrada é gratuita
Vila Zuleima
Mostra Competitiva
Ações compensatórias
Mostra Competitiva
Ações compensatórias