Defesa Civil confirma a passagem de dois tornados em SC
Fenômenos foram registrados na manhã desta quarta-feira no Oeste catarinense

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a formação de um segundo tornado no Oeste do Estado durante a tempestade da manhã desta quarta-feira, dia 4. Além do fenômeno registrado em Chapecó, Xanxerê também teve a passagem de um tornado confirmada. Desde domingo, dia 1º de novembro, a chuva intensa, o vento e o granizo atingiram 58 municípios catarinenses e afetaram mais de 1,4 mil habitações.
Em Chapecó, o tornado foi identificado pela análise conjunta de diferentes produtos do radar meteorológico, por volta das 10h30. Os dados mostraram circulação rotativa dos ventos no interior de tempestades intensas, o que reforçou a confirmação do fenômeno. Uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajadas de 126 km/h.
A mesma linha de instabilidade avançou sobre Xanxerê, onde o radar também identificou características típicas de tornado, por volta das 10h48. A estação da Defesa Civil no município registrou ventos de 80 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas.
“A Defesa Civil emitiu aviso de temporais 15 minutos antes das ocorrências dos tornados nas regiões de Chapecó e de Xanxerê. Em situações como essa, a orientação é procurar abrigo em local fechado, de preferência em um cômodo interno, longe de janelas, e evitar permanecer em veículos ou em construções frágeis”, afirmou o meteorologista-chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.

Para avaliar com mais precisão a intensidade e a extensão das áreas atingidas, a Defesa Civil fará um levantamento com drones assim que as condições do tempo permitirem. A equipe técnica da Defesa Civil de Santa Catarina também segue analisando os dados dos radares, as observações das estações meteorológicas e os relatos recebidos de outras regiões do estado, onde a linha de instabilidade também provocou rajadas intensas e danos, para avaliar a possível ocorrência de outros fenômenos meteorológicos.
Quatro municípios decretaram situação de emergência
As chuvas começaram no domingo, com chuva intensa, ventos e granizo, e estenderam-se até esta quarta-feira, 4. Por conta das ocorrências, Anita Garibaldi, Fraiburgo, Paraíso e Zortéa decretaram situação de emergência. O balanço da Defesa Civil apontou 1.438 habitações afetadas e 5 pessoas desalojadas.
Além dos quatro municípios, a sequência de temporais desde domingo atingiu 58 municípios em 14 regionais de Defesa Civil, com ocorrências de vendaval, granizo e chuva intensa. As coordenadorias municipais de Defesa Civil, em apoio às equipes regionais, seguem levantando os danos, e os números podem mudar.
Aviso vermelho segue até a noite desta quarta-feira
Ao longo desta quarta-feira, dia 4, a Defesa Civil de Santa Catarina prevê que os temporais se espalhem pelas demais regiões do estado. As condições favorecem tempestades severas, com chuva intensa e volumosa, raios, rajadas de vento e granizo.
Na quinta-feira, dia 5, a chuva ainda atinge o Norte catarinense entre a madrugada e o início da manhã, e o tempo firme volta a predominar a partir da tarde. Segundo o órgão, a partir da noite de sexta-feira, dia 6, uma nova frente fria deve trazer novos temporais, e a instabilidade pode se estender pelo fim de semana.



