Revitalização

Última escola de madeira de Criciúma ganha nova estrutura

Instituição de ensino está localizada no bairro Vila Nova Esperança

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 16/07/2025 às 15:14
imagem da noticia
Foto: Gregori Flaurino/Prefeitura de Criciúma

A Escola Municipal de Educação Básica Amaro João Batista, que era considerada a última instituição de ensino construída em madeira de Criciúma, ganhou uma nova estrutura que será inaugurada na noite desta quarta-feira, dia 16. Localizada no bairro Vila Nova Esperança, na grande Santa Luzia, o local atende aproximadamente 230 estudantes, que vão desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental.

Há quatro anos à frente da direção da escola, Jaqueline Fabris Colonetti afirmou ao Portal Engeplus que a principal novidade com a revitalização da nova escola será no atendimento dos estudantes no período integral. Durante a manhã, os alunos terão o ensino normal de uma escola regular, e no período da tarde serão oferecidas opções de atividades no contraturno escolar.

"A tarde os estudantes poderão participar de aulas de iniciação musical, teatro, dança, iniciação científica, meio ambiente e sustentabilidade, atividades esportivas e também de acompanhamentos pedagógicos. As atividades em período integral iniciarão apenas no dia 4 de agosto, logo após o término das férias escolares”, explicou a diretora da escola. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Nova estrutura contará com ensino integral com atividades no contraturno escolar. (Foto: Gregori Flauzino/Prefeitura de Criciúma)

Agora com capacidade para atender aproximadamente 250 estudantes, a nova estrutura da instituição de ensino conta com 2.353,31 metros quadrados de área construída, que compreendem 11 salas de aula para o Ensino Fundamental e duas para a Educação Infantil, além de ambientes para artes, informática, biblioteca, espaços administrativos, refeitório, cozinha, sanitários acessíveis, entre outros.

Já a área externa possui 4.357,57 metros quadrados, com estacionamento interno, passeio público com acessibilidade, espaço para embarque e desembarque seguro dos estudantes e pátio gramado para convivência e lazer. O investimento para execução da obra foi de quase R$ 5 milhões, provenientes de recursos próprios do município. Ainda, além da inauguração de hoje, a escola também ganhará um novo ginásio futuramente. 

Embora seja considerada a última instituição de madeira do município, a parte que ainda abrigava a construção da antiga escola foi demolida para as obras da nova estrutura. Ao longo dos serviços, os estudantes continuaram tendo aulas de maneira regular. “O ensino integral é um método de educação inovador para toda região de Criciúma, principalmente porque os países mais desenvolvidos utilizam este método de ensino, que agora também está sendo ofertado no município”, destacou Jaqueline.

Conquista para a comunidade

A revitalização da escola Amaro João Batista era uma das principais revindicações da comunidade do bairro Vila Nova Esperança. As obras da nova unidade de ensino iniciaram em 2019, porém chegaram a ficar paralisadas após um desencontro entre informações do projeto com a execução da primeira empreiteira contratada.Devido à paralisação, moradores da comunidade realizaram três protestos.

Uma das ações foi realizada no dia 16 de setembro de 2023, que reuniu aproximadamente 50 pessoas da comunidade. O tesoureiro da Associação de Moradores do Bairro Vila Nova Esperança, Elder da Silva, foi um dos participantes da iniciativa e ressaltou que a inauguração da noite de hoje será um objetivo da comunidade que foi alcançado.

Protesto por conta de obra paralisaza realizado em setembro de 2023. (Foto: Patrick Stüpp/Arquivo/Portal Engeplus)

Depois que fizemos os protestos, tivemos um retorno da Prefeitura de Criciúma sobre a retomada das obras. O serviço retornou em 2024 e as chaves foram entregues no início de julho deste ano. Então, para a nossa comunidade é um sonho realizado, que ajudará a melhorar a educação do bairro Vila Nova Esperança e dos bairros de comunidades próximas”, pontuou para a reportagem do Portal Engeplus

Para a secretária municipal de educação de Criciúma, Geovana Zanette, o projeto de revitalização da Escola Amaro João Batista reforça o compromisso de investir no reconhecimento dos estudantes, ajudando no processo de convivência, cultura e esporte e oferecendo para os alunos das comunidades de Criciúma um espaço novo e amplo para o aprendizado. 

“É uma alegria muito grande oferecer uma nova unidade de ensino para a grande Santa Luzia e para o bairro Vila Nova Esperança. Por ser uma estrutura nova, bonita e ampla, qualificamos ainda mais a educação dos nossos estudantes criciumenses. É um investimento importante para o futuro dos nossos cidadãos”, concluiu a secretária.  

O ato de inauguração ocorrerá a partir das 19 horas. 

Fachada da nova estrutura, localizada no bairro Vila Nova Esperança. (Foto: Gregori Flauzino/Prefeitura de Criciúma)

Leia mais sobre:

criciuma,

revitalização,

EDUCAÇÃO,

Vila Nova Esperança.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação