Por Lucas Renan Domingos -
Em 31/07/2024 às 15:56As eleições em 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro. Quanto mais a data se aproxima, mais intensas ficam as negociações para definição das candidaturas. A próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, é o prazo limite para a realização das convenções partidárias.
São nesses encontros que os partidos apresentam os seus representantes que terão o nome na urna. Mesmo após as reuniões, eles seguem como pré-candidatos até o dia 16 agosto, quando inicia o período eleitoral. O último dia para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral é 15 de agosto.
Em Criciúma, são seis pré-candidaturas a prefeito: Arlindo Rocha (PT), Jorge Godinho (Solidariedade), José Paulo Ferrarezi (MDB), Júlio Kaminski (PP), Ricardo Guidi (PL) e Vagner Espíndola (PSD). Deles, apenas o Solidariedade já realizou a sua convenção.
Confira abaixo a programação das convenções em Criciúma e possíveis cenários:
Solidariedade: tendo Jorge Godinho anunciado como pré-candidato a prefeito, o Solidariedade foi o primeiro partido com pré-candidatura majoritária a realizar a convenção. Os filiados do partido se reuniram no dia 20 de julho, primeiro dia do prazo de realização das convenções.
Eles definiram por indicação de chapa pura, ou seja, com pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do partido. O nome de Graziela Fraga será a candidata a vice na chapa.
Partido dos Trabalhadores (PT): com o advogado Arlindo Rocha indicado como pré-candidato a prefeito, o PT agendou a sua convenção partidária para a noite dessa quinta-feira, dia 1º. O evento contará com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e será realizado na Sociedade Recreativa União Mineira, no bairro Santa Bárbara, às 18h30.
Farão parte da coligação, o Partido Verde, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e o Rede Sustentabilidade (Rede). Prováveis nomes para compor a chapa como vice ainda não foram anunciados.
Partido Liberal (PL): a convenção do Partido Liberal (PL) será na próxima sexta-feira, dia 2, às 18h30, na Associação da Imbralit, no bairro Brasília. O pré-candidato a prefeito pelo partido é o deputado federal Ricardo Guidi. O encontro terá a participação do governador Jorginho Mello (PL).
O nome para vice de Guidi ainda segue indefinido. Os dois caminhos mais evidentes são chapa pura ou composição com o MDB. Se a opção for por chapa pura, o indicado para compor a chapa deve ser Acélio Casagrande (PL). Caso o PL opte pela composição com o MDB, Paulo Ferrarezi é o nome indicado para concorrer como vice de Guidi.
Movimento Democrático Brasileiro (MDB): no sábado, dia 3, às 9 horas, será a vez do MDB realizar a sua convenção. Os representantes do partido se reúnem no Centro Social Vila Manaus, no bairro Vila Manaus. O vereador José Paulo Ferrarezi é o pré-candidato a prefeito pelo partido.
Durante a convenção, além da confirmação do nome de Ferrarezi como pré-candidato, os filiados também vão deliberar pelo encaminhamento de chapa pura ou composição. O médico Aníbal Dário é o nome mais contado para ser o vice se a chapa for puramente emedebista. Na escolha de composição, Ferrarezi seria escolhido para abrir a mão da pré-candidatura a prefeito para ser pré-candidato a vice de Ricardo Guidi (PL).
Partido Progressista (PP): também no sábado, às 10 horas, na Câmara de Vereadores de Criciúma, no bairro Pio Corrêa, os filiados do Partido Progressista se reunirão em convenção. Desde o início das tratativas partidárias, o vereador Júlio Kaminski tem o nome citado como pré-candidato a prefeito pelo partido.
Apesar do posicionamento, o PP nunca escondeu suas negociações para possíveis composições. Tentou se aproximar do PL, mas as tratativas esfriaram. Diante disso, o partido passou a fazer encaminhamentos com o PSD. A chapa pura também não está descartada, com nome indefinido para pré-candidato a vice-prefeito caso seja esta a opção.
Partido Social Democrático (PSD): entre os partidos com pré-candidaturas a prefeito de Criciúma, o PSD será o último a realizar convenção. O partido se reunirá no domingo, dia 4, às 18 horas, no AM Master Hall, no bairro Universitário. O PSD tem Vagner Espíndola como pré-candidato a prefeito para a sucessão de Clésio Salvaro (PSD).
O pré-candidato a vice-prefeito também não está definido. Além do PP (Júlio Kaminski ou outro), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pode indicar o nome para compor a chapa. A coligação também terá a participação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Leia mais sobre:
criciuma,
politica,
pré-candidato,
Eleições 2024.
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleição municipal
Eleições 2024
Eleições municipais
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleição municipal
Eleições municipais