Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 07/10/2024 às 13:11Os cinco candidatos derrotados nas eleições para a Prefeitura de Criciúma se manifestaram após o pleito que garantiu a vitória para a chapa do PSD, de Vaguinho e Salésio. Os vencedores fizeram 52.423 votos, contra o 40.088 de Ricardo Guidi (PL), 8.842 de Arlindo Rocha (PT), 2.876 de Paulo Ferrarezi (MDB), 1.819 de Júlio Kaminski (PP) e 224 de Jorge Godinho (Solidariedade).
Ricardo Guidi, o segundo mais votado, retomará o mandato de deputado federal, função para a qual foi eleito em 2022. “Eu sempre digo que a eleição vai até o dia 6 de outubro e depois nós temos que baixar as bandeiras e pensar na nossa cidade e é isso que nós vamos fazer. Infelizmente o resultado não foi o que a gente esperava, mas só temos a agradecer. Gostaria de agradecer também ao meu vice Acélio [Casagrande] pela caminhada, onde aprendemos muito e conhecemos melhor a realidade da nossa cidade”, declarou.
O candidato do PT agradeceu os apoiadores que acreditaram em sua candidatura e manifestaram “o desejo de mudança e justiça social". “Agradeço imensamente a cada um de vocês que acreditou, lutou e sonhou junto por uma Criciúma de Mãos Felizes. A nossa jornada foi marcada por esperança, união e a busca por uma cidade melhor para todos. O apoio de vocês foi fundamental. Seguiremos firmes, com o mesmo compromisso de sempre, para construir um futuro mais justo e digno a todos. De coração, agradeço a Deus, a minha família, e a todos que caminharam ao nosso lado”, disse.
Paulo Ferrarezi, do MDB, lamentou a derrota nas urnas, mas disse respeitar a decisão do eleitorado criciumense. Ainda lembrou os desafios da campanha até o dia do pleito. “Queremos agradecer de coração aos 2.876 votos de confiança que recebemos nesta caminhada cheia de sonhos e esperança. Eu e o Dr. Anibal abraçamos esse desafio com a vontade de fazer mais por Criciúma, de construir um futuro melhor para cada um de vocês. Infelizmente, o nosso projeto não foi o escolhido, mas respeitamos a decisão do povo e seguimos com a cabeça erguida, com o amor por essa cidade ainda mais forte”, afirmou.
O candidato do PP, Julio Kaminski, avaliou a participação nas eleições como uma oportunidade de apresentar soluções para o município. Lembrou também a promessa para reduzir a tarifa de água e esgoto, uma das principais bandeiras de campanha.
“Esse assunto passaria em branco se nós não estivéssemos presentes neste pleito. Temos a convicção de que combatemos o bom combate. Saímos de cabeça erguida, cientes de que fizemos uma campanha limpa, honesta e propositiva. Também temos a certeza de que fomos leais e honramos os compromissos que assumimos com nossos parceiros de caminhada. A eleição passou e a vida continua. Nós vamos seguir na luta. Mais uma vez, agradeço a todos. Obrigado aos apoiadores e eleitores que confiaram no nosso projeto”, agradeceu.
Godinho, do Solidariedade, lamentou a derrota e disse que o momento é de refletir sobre o resultado das urnas e se colocou como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Também lembrou da responsabilidade da chapa vencedora em cumprir as promessas de campanha.
“A eleição é assim mesmo: a decisão sempre fica na mão do eleitor e ele decidiu pelo candidato que achou que era o melhor projeto para Criciúma. Cabe a mim receber isso com respeito e agora é esperar que o Vaguinho faça o que determinou em campanha. Nosso trabalho era pela melhoria da saúde, mas o eleitor achou que o melhor é a infraestrutura, então vamos esperar um bom governo e a próxima eleição, que eu me coloco como pré-candidato a deputado estadual. Quero deixar um abraço e agradecer o empenho de todos que votaram em mim”, refletiu.
Em Criciúma, foram 106.272 votos válidos, 3.779 votos nulos (3,32%) e 3.646 votos em branco (3,21%).
Leia mais sobre:
prefeitura de Criciúma,
godinho,
ricardo guidi,
Arlindo Rocha,
Júlio Kaminski,
Paulo Ferrarezi,
Eleições 2024.
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleição municipal
Eleições 2024
Eleições municipais
Eleições 2024
Eleições 2024
Eleição municipal
Eleições municipais