Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Sustentabilidade

Empresa reutiliza água de ar condicionado em limpeza

Implantado em janeiro, o sistema contabiliza a captação de 1680 litros de água

Por Redação

2 min de leitura

Compartilhar:
Empresa reutiliza água de ar condicionado em limpeza
Foto: Divulgação

Uma iniciativa inovadora idealizada e implantada por um grupo de colaboradores promove o aproveitamento da água liberada por aparelhos de ar condicionado em uma empresa de Criciúma. O sistema implantado em junho deste ano custou apenas R$ 150 os cerca de 50 litros armazenados por semana geram economia no gasto de água do setor de parasitologia.

A captação ocorre em dois aparelhos de nove mil BTUs ligados 24 horas por dia no Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Laboratório Búrigo. Por duas mangueiras a água escoa para uma bombona de 100 litros. “Os aparelhos têm de permanecer ligados para conservarmos a sala onde armazenamos os reagentes utilizados nas análises clínicas na temperatura ideal”, explica o chefe do setor de Bioquímica da empresa, Gledson Aléssio.

O reaproveitamento ocorre no descarte dos restos de amostras do setor de Parasitologia. A inclusão da água do ar condicionado motivou uma mudança decisiva para ampliar ainda mais a economia. “Antes era comum as técnicas abrirem o registro e deixarem a água fluindo enquanto colocavam os materiais. Agora os materiais descartados são postos no dejetor e a água puxada da bombona sai de um jato. Usa-se só o necessário”, relata Aléssio.

Publicidade

Implantado em janeiro, o sistema contabiliza a captação de 1680 litros de água. Em breve a empresa planeja a ampliação da capacidade de armazenamento, com aproveitamento da chuva e de mais aparelhos de ar condicionado.

Reconhecimento estadual

Inscrito no Encontro Catarinense de Equipes de Melhorias de 2015, realizado em Blumenau, o projeto de Reaproveitamento da Água do Ar Condicionado do Laboratório Búrigo foi avaliado como um dos melhores.

(Colaboração/Texto: João Pedro Alves / Assessoria de Comunicação Laboratório Búrigo)

Empresa reutiliza água de ar condicionado em limpeza — foto 1
Foto 1 de 3
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirPassarela tem base pronta para vigas