Esporte

Mais de cem cubistas competiram em Nova Veneza no fim de semana

Evento aconteceu no coreto da Praça Humberto Bortoluzzi

Por Redação Engeplus

Em 24/09/2018 às 23:54
imagem da noticia

O 3º Campeonato Regional de Cubo Mágico da Região Carbonífera de Criciúma (Amrec) reuniu mais de cem competidores no coreto da Praça Humberto Bortoluzzi, em Nova Veneza, neste domingo, dia 23. A Escola Hercílio Amante conquistou o 1º lugar na Categoria Infantil, entre as seis participantes, resolvendo doze cubos em dois minutos e 32 segundos. A Escola Ângelo De Luca foi a vencedora, dentre 15 equipes, na Categoria Juvenil/Adulto resolvendo vinte cubos em um tempo de um minuto e 36 segundos.

Os competidores Vitor Wagner Abreu (Urussanga), Gabriel Henrique Schaly Córdova (Criciúma), Eliel da Silva Tramontin (Forquilhinha) e Gabriel Burigo Michel (Cocal do Sul) formaram a sua equipe por meio das redes sociais. “Tínhamos em comum o interesse em participar e nenhum colega que soubesse resolver o cubo mágico. Então fizemos contato com a organização, criamos um grupo virtual onde combinamos estratégias e todos nos conhecemos neste dia, poucos minutos antes de fazer a prova”, explicou o estudante de Educação Física da Unesc, Gabriel Córdova.

Eluana Turazzi Moreira trabalha nos projetos de xadrez, cubo mágico e iniciação científica no Centro Educacional Meta, de Orleans. “Os alunos saíram maravilhados. Foi nossa primeira participação e conquistamos medalha de bronze. É importante que esta prática continue sendo incentivada. O cubo desenvolve, além das habilidades mentais como concentração e memória, a capacidade de ser perseverante, o autocontrole e a organização”, comentou a professora.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Segundo o Diretor do Departamento Municipal de Esportes, Heriton Sadrini, o campeonato representou uma inovação para o esporte. “A praça ficou lotada a tarde toda. O público prestigiou a novidade. Tivemos competidores dos municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Orleans, Lauro Muller, Urussanga e Forquilhinha. Queremos agradecer aos professores, alunos, pais e à organização,” falou 
Sandrini.

Alunos das escolas Cristo Rei e Padre José Francisco Bertero, de Cocal do Sul e Criciúma, respectivamente colaboraram realizando embaralhamento dos cubos mágico. Eles aplicaram algoritmos utilizados em campeonatos oficiais para garantir que os competidores resolvessem as mesmas configurações.

CLASSIFICAÇÃO

Categoria Infantil

1º Lugar: Escola Hercílio Amante (2 minutos e 32 segundos)

2º Lugar: Escola Serafina Milioli Pescador (3 minutos e 21 segundos)

3º Lugar: Centro Educacional Meta (3 minutos e 26 segundos)

Categoria Juvenil/Adulto

1º Lugar: Escola Ângelo De Luca (1 minuto e 36 segundos)

2º Lugar: Equipe Game Hame Ha (2 minutos e 4 segundos)

3º Lugar: Escola Jorge da Cunha Carneiro (2 minutos e 41 segundos)

Próximos campeonatos

Campeonato de Cubo Mágico em Cocal do Sul – Cocal Fest

Uma das atividades da 6ª edição do Cocal Fest é um campeonato de cubo mágico que será realizado no formato de eliminação simples, conhecido como mata-mata, em que jogam em dupla e quem ganha elimina quem perde. A competição acontecerá no dia 30 de setembro, a partir das 10 horas, no Centro de Eventos Cocal do Sul, localizado no Bairro Jardim Itália. Interessados devem realizar as inscrições gratuitamente no local, no horário das 9h15m às 9h45min. Após as inscrições serão formadas as duplas e iniciadas as provas.

Os cubos serão oferecidos pela organização, mas o competidor pode optar por competir com o cubo que desejar. Os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

Criciúma Open 2018 – Campeonato Oficial

O Campeonato Oficial de Cubo Mágico - Criciúma Open 2018 - conta com 74 competidores inscritos, dentre eles apenas 25 são novatos. Entre os 49 regressantes estão cubistas famosos e recordistas como Diego Menegheti (Porto Alegre/RS), Pedro Roque (Belo Horizonte/MG), Fábio Bini Graciose (São Bernardo do Campo/SP) e o destaque catarinense Christian de Sena Fortunato (Blumenau-SC).

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Nações Shopping, com apoio do 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Criciúma. O campeonato oferecerá onze das dezoito modalidades oficiais. Quatro delas usam o cubo tradicional conhecido como 3x3 com a modalidade tradicional, com uma mão, com os olhos vendados e com os pés.  As demais são o cubo 2x2, 4x4, 5x5, skewb, pyraminx que tem a forma de uma pirâmide, o megaminx que é um dodecaedro e o Square-1 que foi incluído por solicitação de competidores.

As inscrições ficam abertas até o dia 17 de outubro e devem ser feitas no site da WCA. Mais informações podem ser acessadas no blog Cubo Mágico Criciúma Rafael Cinoto será o delegado representante da Associação Mundial do Cubo Mágico - WCA. Seu canal no youtube tem quase mil vídeos e mais de 55 mil seguidores. Seus tutoriais ensinam a resolver inúmeros tipos de cubo mágico e quebra-cabeças relacionados. “Podem participar pessoas de qualquer idade, sexo e lugar do mundo. Além da premiação oficial serão entregues medalhas para os cinco primeiros novatos e as três primeiras competidoras que participarem da modalidade tradicional”, informou Cinoto.

Leia mais sobre:

esporte,

Nova Veneza,

competição,

cubo mágico,

coreto,

cubistas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui