Por Emanuela Teixeira - emanuela.teixeira@engeplus.com.br
Em 31/05/2025 às 12:47A segunda manifestação pacífica dos ciclistas da região carbonífera foi realizada na manhã deste sábado, dia 31, na avenida Centenário, próximo ao Terminal Central de Criciúma. O ato foi em prol da segurança no trânsito e aproveitou o Maio Amarelo para reivindicar ciclovias na cidade.
A ação foi realizada pela Associação de Ciclismo Juntos Somos Mais Fortes, que distribuiu as pessoas mil kits com panfletos informando sobre a causa. Nas duas horas de mobilização, cerca de 50 ciclistas e apoiadores participaram da causa.
Segundo a diretora da associação, Juliane Guimarães, a ação foi um sucesso. “Temos muitos adeptos da bicicleta na cidade, poderia termos mais pessoas neste momento, mas a receptividade da grande maioria dos motoristas e as buzinas de apoio ao Maio Amarelo, nos mostraram que demos mais um passo certo rumo ao nosso destino, que é um trânsito mais seguro e a tão sonhada revitalização da avenida Centenário com implantação da ciclovia", destacou.
Conforme a diretora, a próxima manifestação já está sendo organizada. “Esperamos que aconteça ainda no mês de junho, mas queremos convidar as demais instituições que fazem parte do trânsito, grupos de corrida, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Polícia Militar (PM) e a Equipe Multi-institucional, afinal, o trânsito é de todos e para todos”, finalizou.
Maio amarelo
O movimento Maio Amarelo, que reúne o Poder Público e a sociedade civil, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020.
A cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, é utilizada para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Leia mais sobre:
bicicleta,
ciclovia,
Manifestação.
Acesso à Justiça
Ritmo acelerado
Emprega Mais Social
Bairro Próspera
Cuidando da infância
Cases de inovação
Acesso à Justiça
Emprega Mais Social
Bairro Próspera
Cuidando da infância
Cases de inovação