Esporte

Nicolas Fonseca Coelho e o sonho de disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Paratleta já está no esporte há cinco anos

Por Rafaela Custódio -

Em 11/12/2023 às 09:33
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

A natação entrou na vida de Nicolas Fonseca Coelho, de 15 anos, por necessidade. Ele desenvolveu escoliose após ser atropelado quando tinha pouco mais de dois anos de idade e teve uma das pernas amputadas. A natação surgiu por consequência do acidente e ele desenvolveu a paixão pelo esporte, se tornando um paratleta multicampeão. 

“Comecei a praticar natação em 2018, pois em virtude do acidente, desenvolvi escoliose. Mas a paixão pela natação foi se desenvolvendo. Comecei a disputar competições, ganhá-las e os sonhos surgiram, como disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que é um dos objetivos. Falta pouco tempo e, se não der, o objetivo segue para 2028”, comenta o nadador.  

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Atualmente, ele e a família moram em Criciúma em virtude da carreira no esporte. “O atleta não é apenas quando estou na água e, sim, 24 horas. Tem cuidado com alimentação, academia, treino e descanso. Apesar de ter 15 anos, tenho vida social com os amigos, mas me cuido diariamente por causa do esporte”, ressalta Coelho. 

O paratleta elenca como maior conquista vencer o Mundial Escolar Sub-15, em 2023. “Receber também a notícia que estou em 2º lugar no ranking brasileiro em 2022 foi muito bom. Mostra que estou treinando e no caminho certo. O ranking deste ano ainda não saiu”, explica.

O técnico Jaderson Daniel Leandro atua com Coelho desde quando ele iniciou na natação em virtude da escoliose. “As coisas se completam, pois ele não se faz sozinho. Neste contexto, ele precisa de supervisão. Se não tiver um ambiente adequado, também fica difícil, e o Colégio Marista nos dá esse local ótimo para treinar”, conta. “A rotina de treino dele não é leve. Ele tem treino na água 1h30 diariamente, faz academia e ainda tem uma vida regrada. Ele é um adolescente bem tranquilo e a vida social consegue manejar. Ele entende dos seus objetivos e fica mais fácil de trabalhar”, acrescenta. 

Inspiração

Como toda pessoa que pratica esporte, Coelho também possui ídolos. O primeiro é Daniel de Faria Dias, nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial. “Além dele, me inspiro muito no nadador Leonardo Schilling, que foi fundamental na minha vida e no esporte. Ele possuía um projeto social e caiu na piscina comigo. Sou muito grato a tudo que ele fez e me ensinou”, revela Coelho. 

Família 

A mãe de Coelho, Alessandra Borges Fonseca, acompanha os treinos e está envolvida com o filho diariamente. “Nos esforçamos bastante, não só no dia a dia, mas financeiramente para acompanhá-lo nas competições. Temos muito orgulho de todas as conquistas e da evolução diária. É muito bom ver ele ser reconhecido. A natação sempre foi um prazer para o Nícolas e sempre cuidamos disso para não se tornar um fardo. Além disso, cuidamos também das notas e ele é um ótimo aluno”, afirma a mãe. 

Competições em 2024 

O nadador foi convocado para a primeira fase de Treinamento de Jovens de natação em janeiro de 2024, em São Paulo, nas instalações do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. Atualmente, ele tem Bolsa Atleta pelo Estado e Federal. “Nos ajuda muito, pois antigamente era tudo com a gente. Recebemos também três parcelas de Auxílio Atleta da Prefeitura de Criciúma. Ele estuda no Colégio Marista como bolsista e treina na instituição de ensino”, detalha a mãe. As marcas Búfalo Negro, Litoral Churrasqueiras, Cajé Equipamentos para Panificação, Clínica Criox e CM Metal Corte também patrocinam Coelho.

Leia mais sobre:

esporte,

Nicolas Fonseca Coelho,

Jogos Paralímpicos de Paris.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes