Brasileirão

Criciúma toma gol aos 40 do segundo tempo e é derrotado pelo Grêmio

Monsalve conseguiu balançar a rede e determinar a vitória dos gaúchos

Por Lucas Renan Domingos -

Em 25/08/2024 às 18:01
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

O Criciúma foi derrotado pelo Grêmio na tarde deste domingo, dia 25. Jogando no estádio Heriberto Hülse, o Tigre fez um jogo equilibrado com o adversário, mas falhou na reta final da partida e sofreu o gol aos 40 minutos da segunda etapa. Monsalve fez o gol do time gaúcho e determinou o resultado.

Em um resumo do jogo, o Tigre teve o ímpeto nos minutos inciais do primeiro tempo e não conseguiu balançar a rede. Ainda na primeira etapa, o tricolor carvoeiro viu o time gaúcho crescer e só não saiu atrás do placar porque Braithwaite mandou para fora um lance na cara do gol. No segundo tempo, o jogo foi mais movimentado, com chances para os dois lados e o placar permaneceu fechado por conta de ações das defesas, que evitaram os gols adversários.

Na reta final o time gaúcho conseguiu balançar a rede, quando Aravena cruzou na área para Monsalve dominar e tocar na saída de Gustavo. O resultado faz o Grêmio saltar três posições na tabela, na 12ª colocação, com pontos. Na próxima rodada, os gaúchos recebem o Atlético-MG no domingo, dia 1º, às 16 horas.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Já o Tigre, desce uma posição na tabela. Com 25 pontos, o Criciúma é o 15º colocado. Na quarta-feira, dia 28, os carvoeiros recebem o Red Bull Bragantino, mais uma vez no Majestoso, em jogo atrasado do primeiro turno.

Pressão carvoeira e bola na trave do Grêmio

A lei do ex esteve muito perto de funcionar nos primeiros minutos de jogo. Marcelo Hermes, que começou a carreira no Grêmio quase abriu o placar para o Criciúma no primeiro minuto de jogo. Claudinho tocou para Arthur Caíke, que abriu para Marquinhos Gabriel pelo lado esquerdo. O meio-campo cruzou na marca do pênalti e o lateral esquerdo apareceu para finalizar e Marchesin fazer a defesa.

Era pressão carvoeira no início do jogo. De novo Marquinhos Gabriel fez o cruzamento e Bolasie subiu sozinho na grande área. O congolês errou o tempo da bola falhou na cabeçada. Aos quatro minutos, mais uma chance do Tigre. Dessa vez Reinaldo afastou no pé de Marquinhos Gabriel, que arriscou de fora da área, mas a bola desviou na defesa e saiu para mais um escanteio.

Mas a chance mais clara de gol veio com o Grêmio. Soteldo recebeu dentro da grande área e chutou cruzado. A bola explodiu no pé da trave e voltou nos pés de Gustavo, que fez a defesa e evitou o gol do time gaúcho.

Braithwaite perde na cara do gol

O ímpeto do Criciúma diminuiu aos dez minutos de bola rolando e o Imortal conseguiu equilibrar o jogo. A partir daí, o confronto esfriou e um novo lance de perigo só aconteceu aos 28 minutos. Foi quando o Grêmio puxou um contra-ataque e João Pedro, pelo lado direito, cruzou na área. A zaga afastou e a bola sobrou para Monsalve, que limpou o lance e finalizou da intermediária, mas mandou muito alto.

Aos 33 minutos no cronômetro, Braithwaite perdeu um gol cara a cara com Gustavo. João Pedro avançou na velocidade pelo lado direito e ganhou de Marcelo Hermes, ele foi na linha de fundo e cruzou rasteiro para o centroavante, que tocou na bola e mandou direto para fora. Os jogadores criciumenses ficaram reclamando de falta em Higor Meritão no início da jogada.

Depois de equilibrar as ações, o Grêmio cresceu. Aos 36 minutos, Villasanti arriscou de muito longe e Gustavo fez ótima defesa para evitar o gol da equipe gaúcha.

Bolasie agita a torcida carvoeira

Na reta final do primeiro tempo, o Criciúma acordou. Bolasie recebeu livre no meio-campo, avançou, abriu e chutou de fora da área. A bola desviou na marcação e quase tirou Marchesín do lance, mas a finalização acabou indo para fora. No lance seguinte, o atacante carvoeiro balançou na frente da zaga do Grêmio e cruzou na pequena área. Rodrigo apareceu para testar e mandar por cima do gol, só que a arbitragem viu impedimento no lance.

Antes do apito final, mais uma oportunidade para o Imortal. Com 46 minutos Reinaldo cruzou na área e a bola ia em direção a Braithwaite. Claudinho apareceu para fazer o corte, determinando o placar fechado na primeira etapa. 

Lá e cá

Na volta do jogo, foi do Criciúma novamente a priemira finalização, Marquinhos Gabriel recebeu a bola na intermediária e tentou a finalização. O chute firme foi perigoso, mas Marchesín estava bem posicionado para segurar firme. 

O Grêmio respondeu na sequência. Soteldo levantou a bola na grande área e, em um bate a rebate, a bola sobrou para Monsalve apareceu para finalizar, mas a bola explodiu na marcação. Na disputa na grande área, Rodrigo Ely se machucou e precisou de atendimento. 


Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Para a sorte carvoeira, a bola passou por todo mundo na grande área aos seis minutos. Reinaldo cruzou e ninguém do Grêmio apareceu para finalizar e nem do Tigre para afasar. O lance assustou o torcedor criciumense. 

Aos 15 minutos, João Pedro chegou no ataque pelo lado direito, foi desarmado na entrada da área e na hora de dominar a bola, Cristaldo sofreu a falta de Ronald. Reinaldo foi para  cobrança e forçou boa defesa de Gustavo. 

Defesas evitam a abertura do placar

Aos 24 minutos da segunda etapa, o Imortal esteve muito perto de balançar a rede. Braithwaite recebeu bola na grande área e tocou para Monsalve. Sozinho, o atacante dominou e finalizou. Claudinho apareceu bem para evitar o gol. No rebote, Cristaldo chutou colocado e Marcelo Hermes cortou d cabeça.

Newton conseguiu finalizar duas vezes. Primeiro, aos 26 minutos, Fellipe Mateus tocou para o volante vir de trás e chutar com perigo, mas para fora. No minuto seguinte, o lance praticamente se repetiu, mas desta vez foi Bolasie quem rolou para o volante do Tigre finalizar. O chute explodiu em cima de Marchesín. 

Aos 31 minutos foi a vez da defesa do tricolor gaúcho evitar o gol criciumense. Matheusinho viu Bolasie sozinho dentro da área e fez o toque. O atracante pegou de primeira e à queima-roupa, Marchesín fez a defesa. 

Gol na reta final 

A partida ia se encaminhando para o fim e quando parecia que o jogo ia terminar em 0 a 0, Villasanti achou Aravena na esquerda, que gira em cima de Patrick de Paula e fez o cruzamento. Monsalve dominou e deu um toque na saída de Gustavo para abrir o placar.

O Tigre ainda tentou em chute de fora da área de Patrick de Paula, mas a finalização foi para longe do gol do Grêmio. No fim, Criciúma derrotado por 1 a 0.

Ficha técnica para Criciúma 0 x 1 Grêmio

Competição: Campeonato Brasileiro, 24ª rodada.

Data: Domingo, dia 25 de agosto de 2024.

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Horário: 16 horas.

Público: 17.377

Renda: R$ 826.340,00

Arbitragem: O árbitro Lucas Paulo Torezin, comandou a partida. Ele foi auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Rafael Trombeta. O trio é do Paraná. O quarto árbitro foi Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ). Na cabine de vídeo estavam o árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ), auxiliado por Diogo Carvalho Silva (RJ) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG).

Cartão amarelo: Hitor Meritão, Marcelo Hermes (CRI);

Cartão vermelho: Não teve

Gols: Monsalve (40' 2ºT) (CRI)

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Dudu), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Miguel Trauco (Ronald); Higor Meritão (Fellipe Mateus), Newton (Patrick de Paula), Marcelo Hermes e Marquinhos Gabriel (Matheusinho); Bolasie e Arthur Caíke.

Técnico: Cláudio Tencati.

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi (, Villasanti, Cristaldo (Arezo) e Monsalve (Ronald); Soteldo (Edenílson) e Braithwaite (Aravena).

Técnico: Renato Gaúcho.

Leia mais sobre:

criciuma,

brasileirão,

esporte,

grêmio.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui