Cinquentenário

Evento com ex-alunos e professores marcará comemoração dos 50 anos do curso de Educação Física da Unesc

Encontro acontecerá no sábado, dia 26, no Mampituba

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 23/10/2024 às 13:40
imagem da noticia
Foto: Divulgação

O ano de 2024 é especial para o curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Em abril completou 50 anos desde que a primeira aula foi ministrada para a turma inicial composta por 60 alunos. Para celebrar o cinquentenário, ex-alunos e professores participarão de um encontro no sábado, dia 26, no Mampituba, evento que deve reunir cerca de 500 pessoas.

A celebração, organizada por um grupo de ex-alunos, acontece anualmente e está em sua 5ª edição. Em função da marca especial obtida neste ano, a Unesc entrou como apoiadora, conforme explica José Roberto de Souza, membro da comissão organizadora e ex-aluno. 

“Eu me formei há 25 anos. Fizemos quatro encontros, com cerca de 150 participantes e de forma independente da Unesc. Esse ano, como o curso está completando 50 anos, a Unesc nos procurou para uma parceria e para apoiar, mas somos nós que estamos organizando”, explica. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Marcados na história

Joaquim, Euclides e José estão marcados na história do curso de Educação Física. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Diante da grande procura, as inscrições foram encerradas. Além dos ex-alunos, cerca de 40 professores vão participar, inclusive aqueles que já não fazem parte da instituição, mas que construíram um legado. Um deles é Joaquim Arantes de Bem, responsável por idealizar o projeto da Escola Superior de Educação Física e Desportos (Esede) e tirá-lo do papel em 1974. Durante 35 anos se dedicou à missão de fomentar o curso, o esporte e o ensino. “Eu fiz porque gostava do desporto, fiz porque entendi que podia dar contribuição, fiz porque entendi que eu estava sendo pago para fazer. Então, fiz. E acho que fiz além daquilo que eles imaginavam”, conta, orgulhoso, hoje com 80 anos de idade.

A primeira aula foi ministrada no dia 8 de abril de 1974. A turma, de 60 alunos, dividida em 30 homens e 30 mulheres, se acomodou em duas salas cedidas pelo Colégio Sebastião Toledo dos Santos, no bairro Comerciário. Depois, foi realizado convênio com o Comerciário Esporte Clube, hoje Criciúma Esporte Clube. A parceria era simples: o curso ofereceria bolsas de estudo para atletas do clube, enquanto o clube cederia às instalações para aulas práticas. 

Parte desta história foi construída pelas mãos de José Antônio Carrilho, professor com mais de 38 anos dedicados ao curso de educação física da Unesc. Para se ter uma ideia do currículo, ele participou do primeiro Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) realizado em Criciúma em 1974. Atuou como atleta e treinador. Hoje, aos 73 anos, relembra o início da trajetória. 

“A Unesc faz 55 anos e estamos praticamente juntos, com 50 anos. Na época viemos aqui para ser técnico e atleta porque estavam montando a estrutura para o Jasc. A escola estava iniciando, eu entrei como professor de vôlei e basquete. Um evento como o de sábado, com mais de 500 egressos, nos deixa envaidecidos mais uma vez de estar presentes neste evento em que muitos não estão. Gostaria de parabenizar o curso e que continue com essa filosofia para o resto da vida”, afirma Carrilho.

Atletismo em boas mãos

A história do professor Euclides Ribeiro se mistura com a de Carrilho. Eles se formaram juntos em Bauru, no interior de São Paulo. Carrilho veio primeiro e trouxe o amigo, que atuou por 32 anos na Unesc, sobretudo na área de atletismo. “Fizemos o trato de quem saísse primeiro levava o outro. Eu tive propostas do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, ele recebeu essa de Santa Catarina. Chegamos aqui no dia 3 de março, com o objetivo de fazer o nosso melhor. E a verdade é que fomos a primeira escola de Santa Catarina a ir em um evento interestadual, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e de avião”, recorda.

Hoje com 77 anos, Ribeiro entende a dimensão que o curso de educação física da Unesc ganhou. E deseja que o crescimento e a evolução perdure por muitos anos. “Eu fui professor da cadeira de atletismo e coordenador do curso. Foram muitas histórias, muitas frustrações, mas a história conta e o tempo dirá o que nós fizemos. Eu agradeço a oportunidade e desejo ao curso sucesso, sucesso e sucesso”, pondera. 

Tradicional

O evento no Mampituba está programado para iniciar às 10 horas, seguido de almoço feito pelo chef Motta e café da tarde. Durante o encontro, que encerrará às 18 horas, os convidados poderão expor fotos e lembranças da época de estudantes. A importância dos 50 anos é avaliada pelo atual coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias.

“É importante quando se tem um curso com 50 anos de história, com formação de quase três mil pessoas, que tem curso de especialização com mestrado e atualmente altas taxas de empregabilidade de nossos alunos. Mais 90% é constituído por professores mestres e doutores, a maioria dos alunos com algum tipo de bolsa, são quase 450 alunos e um complexo esportivo invejável. Sempre tivemos presente, o curso participou de todas as ações da universidade e tivemos professores de educação física envolvidos na gestão até pouco tempo", argumenta.  

Confira abaixo o documentário sobre a Esede, material publicado em abril deste ano pelo canal CriTV Criciúma no YouTube:

 

Leia mais sobre:

criciuma,

jasc,

Unesc,

fucri,

educação física,

Esede.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes