Clássico regional

Caravaggio faz história e vence o Criciúma no Heriberto Hülse

Azulão da Montanha tirou a invencibilidade do Tigre na noite desta quarta-feira, dia 12

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 12/02/2025 às 22:35
imagem da noticia
Foto: Fabrício Júnior/CFC

O Caravaggio fez história na noite desta quarta-feira, dia 12, no estádio Heriberto Hülse. Em duelo inédito pela série A do Campeonato Catarinense, o Azulão da Montanha venceu e tirou a invencibilidade do Criciúma no Estadual, se livrando da zona de rebaixamento. O clássico regional, válido pela nona rodada, encerrou com placar de 2 a 1 para o time de Nova Veneza.  

Com os gols de Henik e Gênesis, o Caravaggio conquistou a segunda vitória no Estadual e agora é o décimo colocado com nove pontos em nove jogos disputados. Já o Criciúma, que marcou com o zagueiro Rodrigo no primeiro tempo, segue na vice-liderança com 13 pontos. 

Na próxima rodada o Criciúma recebe o Marcílio Dias, a partir das 16h30, no estádio Heriberto Hülse. Já o Caravaggio retorna ao gramado no domingo, dia 16. O Azulão da Montanha duela contra o Figueirense, a partir das 19 horas, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os jogos são válidos pela décima rodada do Campeonato Catarinense. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Criciúma pressiona 

Os minutos iniciais do primeiro tempo começaram com o Criciúma na ofensividade. A primeira oportunidade do Tigre foi com Neto Pessoa. O atacante, após receber um cruzamento de Marcelo Hermes na área do Azulão, tentou abrir o placar com uma cabeceada. Mas, a bola foi para fora.

O Tigre continuou no ataque nos minutos seguintes. Na área da equipe visitante, uma tabela entre Juninho e Fellipe Mateus trouxe novamente perigo para o Caravaggio. Aos 4 minutos, Juninho recebeu o passe e chutou. Porém, como meia finalizou forte, a bola passou por cima da rede de Arthur. 

Enquanto o Tigre dominava a partida, a primeira finalização do Caravaggio foi apenas aos 14 minutos com Renan. Ele roubou a bola de Marcelo Hermes, avançou para a grande área do Criciúma e tentou abrir o placar. Cara a cara com Caíque, o atacante do Azulão chutou com força, mas o goleiro do Criciúma conseguiu fazer a defesa. 

Primeiro tempo iniciou com o Criciúma pressionando a equipe de Nova Veneza. (Foto: Fabrício Júnior/CFC)
Rodrigo abriu o placar para o Criciúma. (Foto: Celso da Luz/Criciúma.EC)

Rodrigo abre o placar 

A primeira oportunidade do Criciúma de abrir o placar foi com Talisson, que recebeu o passe, driblou a zaga do Caravaggio e ficou cara a cara com o goleiro da equipe visitante. O atacante chutou com força para a fora e o Tigre perdeu a primeira grande chance de gol. 

Já aos 26, após uma cobrança de escanteio por Marcelo Hermes, Rodrigo cabeceou no fundo da rede de Arthur e abriu o placar para a equipe carvoeira. Em seguida, Neto Pessoa tentou ampliar a vantagem com um chute aos 35, que saiu pela linha de fundo do Azulão. 

É pênalti! 

A vantagem da equipe mandante durou até os 40 minutos, quando o Caravaggio igualou o placar. A bola bateu no braço de Leandro Castán na grande área e Júlio César Pfleger marcou pênalti para o Azulão da Montanha. Henik cobrou com força no canto da rede do Criciúma e a bola passou pelos dedos do goleiro Caíque, que não conseguiu fazer a defesa. O meio-campo empatou o jogo no Majestoso. 

Na sequência, Fernando Portel quase ampliou a vantagem para o Caravaggio. Na grande área do Criciúma, o meio-campo chutou e tentou marcar o segundo gol do Azulão da Montanha. Porém, Caíque fez a defesa espalmando a bola e deixou o placar em 1 a 1 até o fim do primeiro tempo.

Caravaggio igualou o placar aos 40 minutos após uma cobrança de pênalti. (Foto: Fabrício Júnior/CFC)

Caravaggio vira 

Time de Nova Veneza virou o placar no segundo tempo. (Foto: Fabrrcio Júnior/CFC)

O segundo tempo iniciou com o Caravaggio virando o placar diante do Criciúma. Aos 2 minutos da segunda etapa, Gênesis recebeu o passe de Jessé, fez um giro na grande área da equipe mandante, marcou um golaço e colocou o placar em 2 a 1. 

Após o Azulão virar o jogo, Zé Ricardo fez as primeiras alterações do Criciúma. O comandante tirou o volante Eliédson e colocou Luiz Henrique. 

Aos 16, Luiz Carlos Cruz também mexeu na escalação do Caravaggio. Gênesis, autor do segundo gol do Caravaggio, deixou o gramado para a entrada de Elyson, que quase marcou o terceiro do Azulão logo após entrar em campo. Aos 17, o atacante roubou a bola, avançou para a grande área e driblou Caíque.  Na marcação, Luciano Castán bloqueou e impediu o chute. 

O Criciúma respondeu a ofensividade da equipe visitante com Marcelo Hermes, que quase empatou a partida. O lateral-esquerdo chutou de longe e o arqueiro do Caravaggio espalmou a bola, que saiu pela linha de fundo. 

Jessé e Caíque expulsos 

Quando a partida seguida para os minutos finais do segundo tempo, uma confusão no Majestoso fez com que Jessé e Caíque fossem expulsos do gramado. O meio campo do Caravaggio teve que deixar o campo após demorar para sair em uma substituição. Na sequência, o goleiro do Criciúma também levou cartão amarelo após agarrar o volante e tentar tirá-lo do campo. Com a expulsão, o meia Fellipe Mateus saiu para a entrada do goleiro Kauã, que assumiu o lugar de Caíque na partida.

Depois da ofensividade do Criciúma no primeiro tempo, foi o Caravaggio que dominou a segunda etapa do confronto regional. Com nove minutos de acréscimos, a equipe carvoeira até tentou pressionar o Azulão da Montanha nos acréscimos do segundo tempo, mas não conseguiu o gol do empate e perdeu por 2 a 1 para a equipe de Nova Veneza.  

Azulão da Montanha vence o Criciúma no estádio Heriberto Hülse. (Foto: Fabrício Júnior/CFC). 

Ficha técnica para Criciúma 1x2 Caravaggio

Competição: Campeonato Catarinense, 9ª rodada.

Data: Quarta-feira, dia 12 de fevereiro.

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).

Horário: 20h30.

Público: 9.277.

Renda: R$ 173.235.

Arbitragem: O árbitro Júlio César Pfleger (CBF) apitou a partida, auxiliado por Adenilson Teófilo Cardoso (FCF) e Adriano Paulo Vieira Júnior (FCF).

Cartões amarelos: Marcelo Hermes, Juninho (CRI); Jessé, Henrique (CAR)

Cartões vermelhos: Caíque (CRI); Jessé (CAR). 

Gols: Rodrigo (25’ 1°T); Henik (40’ 1°T), Gênesis (2’ 2°T)

Criciúma: Caíque; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Eliedson (Luiz Henrique), Juninho, Morelli (Jhonata Robert) e Fellipe Mateus (Kauã Moroso); Neto Pessoa (Wérik Popó) e Talisson (Eduardo Melo).

Técnico: Zé Ricardo.

Caravaggio: Arthur; Compri, Willian Carvalho (Tiago Carvalho), Pavani e Querobino (Padilha); Jésse (Zé Neto), Ruan (Henrique), Henik e Portel; Renan e Gênesis (Elyson). 

Técnico: Luiz Carlos Cruz. 

Leia mais sobre:

criciuma,

futebol,

campeonato catarinense,

caravaggio,

esportes,

Criciúma x Caravaggio,

Clássico regional.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes