Série B

Com mudanças? Tigre busca quebra de tabus contra o Athletico Paranaense

Duelo contra o Furacão será disputado às 19 horas, na Ligga Arena

Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br

Em 10/04/2025 às 09:00
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma Esporte Clube

"Mudança" poderá ser a palavra chave que mudará o histórico recente do Criciúma na noite desta quinta-feira, dia 10, em Curitiba (PR). O Tigre enfrenta o Athletico Paranaense, às 19 horas, na Ligga Arena, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Na estreia da competição, o Criciúma foi derrotado diante do seu torcedor por 2 a 1 para o Operário (PR). Enquanto, o Furacão venceu o Paysandu longe de casa. Com os resultados, o Tigre está em 14° lugar, sem nenhum ponto. Já o time paranaense é o vice-líder com três pontos. 

Sobre as equipes

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Criciúma 

Após encerrar o jogo de estreia do Tigre na Série B com dores no adutor, o meia Fellipe Mateus virou dúvida para o duelo desta quinta-feira. Mesmo relacionado para a partida, o atleta afirmou que está trabalhando com os departamentos de fisiologia e análises e busca estar 100% para ajudar o Criciúma. Os dois últimos treinos foram fechados pelo técnico Zé Ricardo, com isso, o atleta ainda é dúvida para o duelo. 

Mudanças? 

Outra dúvida no Criciúma, é a titularidade no ataque. A função do "9" no Tigre, exercida pelo atacante Neto Pessoa, não tem sido efetiva em sua característica principal, que é participar de gols. Por sua vez, Werik Popó tem recebido menos minutos de oportunidades no jogos e aproveitado melhor, já tendo marcado três gols na temporada. 

Com o retorno de Alisson ao Criciúma, a posição de goleiro ganhou um novo concorrente. Prestigiado pelo preparador Maurício Dacoregio, o arqueiro terá pela frente dois colegas em busca da titularidade. Caíque perdeu espaço e deve ficar como terceira opção. Kauã, o titular do Tigre na estreia, foi elogiado por Zé Ricardo após a atuação contra o Fantasma. Ao que tudo indica, a disputa será sadia entre o 25 (Alisson) e o 12 (Kauã), pra ver quem será o 1 (goleiro titular) do Tigre.

Mudança tática! Três onde?

Três zagueiros ou três atacantes? Zé Ricardo já usou essas duas opções durante a temporada de 2025. Contra o Operário (PR), a opção escolhida foi por três homens de frente, mas logo após a partida, em entrevista coletiva, o técnico carvoeiro deixou a dúvida no ar, condicianando a atuação do Athletico diante do Paysandu para a tomada de decisão na montagem do seu time.

A única coisa que não mudou foi a opção de fechar as atividades na véspera da partida. Com isso, os pontos de interrogação só poderão ser deixados de lado por volta das 18 horas desta quinta-feira, quando o Tigre irá divulgar a escalação. 

Provável escalação: Kauã; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Morelli, Fellipe Mateus (Hudson) e Juninho; Diego Gonçalves, Werik Popó. 

 

Athletico Paranaense 

O Furacão fará sua estreia nesta quinta-feira diante do seu torcedor, já que a primeira rodada foi longe de casa. O técnico Maurício Barbieri busca sua segunda vitória na competição nacional para continuar entre os primeiros colocados. 

O lateral-esquerdo Esquivel voltou a ser relacionado depois de se recuperar de uma lesão crônica no púbis. O lateral-direito Dudu e o zagueiro Tobias, que atuou no Criciúma no ano passado, voltam a ficar à disposição do treinador.  

 

Provável escalação: Mycael; Palacios, Habraão, Léo e Fernando; Felipinho, Raul e Zapelli; Velasco, Luiz Fernando e Alan Kardec.

 

Arbitragem 

A arbitragem será comandada por Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG). Ele terá como auxiliares Ricardo Junio de Souza (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG). O paulista Adriano de Assis Miranda será responsável pela cabine do VAR. 

Retrospecto recente desfavorável e tabus em Curitiba 

Com a marca de cinco jogos sem vencer o Furacão, o Tigre busca reencontrar o caminho das vitórias nesta quinta-feira. O último triunfo sobre a equipe paranaense foi no dia 13 de novembro de 2013, pela Série A do Campeonato Brasileiro, quando o time comandado por Argel Fucks venceu por 2 a 1, com gols de Fábio Ferreira e Wellington Paulista. Na ocasião, Paulo Baier, ídolo com a camisa tricolor, fez um golaço pelo então "Atlético", sem o H, e foi aplaudido de pé pelos torcedores presentes no Majestoso. 

Se o retrospecto geral não favorece ao Criciúma que tem dez vitórias contra 12 derrotas, em 30 jogos, fora de casa o histórico é ainda pior. A última vitória longe de seus domínios diante do time paranaense foi no dia 24 de novembro 1996, em um jogo marcante válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. O volante Marcão e o atacante Carlos Henrique, o Flecha Negra, fizeram os gols que livraram o Tigre do rebaixamento naquela temporada. 

Mas engana-se quem pensa que apenas o Furacão tem sido o terror do time carvoeiro em jogos na capital paranaense. Coritiba e Paraná também possuem um histórico favorável contra o Criciúma em seus domínios. O último triunfo do Criciúma em Curitiba foi no dia 12 de novembro de 2016, na Vila Capanema, contra o Paraná Clube, pela Série B. A equipe de Roberto Cavalo levou a melhor e aplicou um 2 a 1, com gols dos atacantes Bruno Baio e Roberto. 

Desde então, foram sete jogos na capital paranaense, com um empate e duas derrotas para o Coxa, um empate e duas derrotas para o Paraná e uma derrota para o Athletico.

Transmissão 

Os leitores do Portal Engeplus acompanham os detalhes da partida na cobertura ao vivo da Jornada Esportiva do Tabelando a partir das 16h30, direto da Ligga Arena. Os lances do jogo também estarão em texto no portal logo após o apito final.


Ficha técnica para Athletico x Criciúma

Competição: Série B - 2ª rodada.

Data: Quinta-feira, dia 10 de abril de 2025.

Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)

Horário: 19 horas.

Arbitragem: O árbitro Paulo César Zanovelli da Silva (MG) comanda a partida. Ele será auxiliado por Ricardo Junio de Souza (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG). O quarto árbitro é do Paraná, Kleber Ariel Gonçalves Silva. 

Na cabine do VAR, estará o árbitro Adriano de Assis Miranda, com o auxiliar Alberto Poletto Masseira.

Athletico: Mycael; Palácios, Habraão, Léo e Fernando; Felipinho, Raul e Zapelli; Velasco, Alan Kardec e Luiz Fernando

Técnico: Maurício Barbieri

Criciúma: Kauã; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade, Morelli, Fellipe Mateus (Hudson) e Juninho; Diego Gonçalves, Werik Popó. 

Técnico: Zé Ricardo.
 

Leia mais sobre:

criciuma,

esportes,

Série B,

Athletico Paranaense.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes