Vitória carvoeira

Rodrigo decide e Criciúma emenda a segunda vitória consecutiva na Série B

A equipe tricolor venceu o Vila Nova por 1 a 0

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 09/06/2025 às 21:05
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

O Criciúma tentou, criou oportunidades, perdeu pênalti, mas não desistiu e conseguiu a segunda vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre venceu o Vila Nova, pelo placar de 1 a 0, no estádio Heriberto Hülse, na noite desta segunda-feira, dia 9, pela 11ª rodada. O gol do triunfo foi do zagueiro Rodrigo no segundo tempo. 

Com o resultado, a equipe carvoeira deixa a zona de rebaixamento e chega ao 15º lugar, com 12 pontos. Já o time adversário é o nono colocado, com 16 pontos. Na próxima rodada, o Criciúma encara o Amazonas, neste domingo, dia 15, às 20h30, pela 12ª rodada, no estádio Heriberto Hülse. Já o Vila Nova recebe o América-MG na sexta-feira, dia 13, às 19 horas. 

Primeiro tempo

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Nos primeiros cinco minutos, as duas equipes tentaram arriscar chutes de fora da área. Primeiro com os visitantes. Willian Formiga recebeu pela esquerda e arriscou o chute com a perna esquerda de muito longe, mas a bola subiu demais. O time tricolor respondeu com Matheus Trindade. Após receber pela direita, o volante carvoeiro tentou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Criciúma escapa

O Vila Nova quase abriu o marcador duas vezes. Na primeira, aos 13, com Jean Mota, o chute de pé esquerdo explodiu na trave esquerda do goleiro Alisson. Dois minutos depois, André Luis driblou Castán e chutou à meia altura, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 22, o Criciúma se lançou ao ataque pela direita. Léo Alaba tentou arrancar, mas sofreu falta. Na cobrança, Hermes alçou bola na área, mas a defesa conseguiu afastar o perigo. 

Marcelo Hermes alçando bola na área. (Foto: Celso da Luz/C.E.C)

O estreante Nicolas quase abriu o marcador aos 33. Após cobrança de escanteio curto de Hermes, Marcinho devolveu para o lateral, que cruzou na medida para o atacante, que subiu mais alto e cabeceou no canto esquerdo, mas o goleiro Halls conseguiu espalmar para a linha de fundo. Na cobrança do novo escanteio, a zaga do Vila Nova conseguiu afastar.

Pressão carvoeira

Após cobrança de escanteio, o goleiro Halls espalmou para a entrada da área, Gui Lobo arriscou o chute rasteiro e o goleiro do Vila Nova novamente afastou, porém, para dentro da área, com isso, Nicolas tentou chutar, entretanto, a arbitragem assinalou impedimento no ataque carvoeiro.

Atacante Nicolas conversando com o árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro

Equipe carvoeira desperdiça pênalti

Aos 45, o atacante Nicolas sofreu pênalti de Gabriel Poveda. O atleta tricolor foi puxado dentro da área e o juiz assinalou a penalidade. Diego Gonçalves foi para a cobrança e bateu fraco,  no lado esquerdo, e o goleiro Halls fez a defesa. 

Segundo tempo

A equipe mandante voltou diferente para o segundo tempo. O técnico Eduardo Baptista sacou o lateral Léo Alaba e mandou a campo Jhonata Robert.

O Criciúma iniciou a etapa final pressionando o Vila Nova. Após troca de passes, a bola sobrou para Jonatha Robert, o meia arriscou o chute e a bola explodiu no poste esquerdo.

Após cobrança de escanteio, Matheus Trindade desviou no primeiro poste, a bola sobrou para Nicolas, que chutou no meio do gol e Halls espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do novo escanteio, a defesa adversária conseguiu segurar o ataque carvoeiro.

O atacante Diego Gonçalves tocou para Marcelo Hermes, o lateral avançou pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para Gui Lobo, que apareceu como elemento surpresa, mas no momento do chute, pegou mal e não conseguiu abrir o marcador.

Criciúma abre o placar

Depois de troca de passes entre Marcelo Hermes e Diego Gonçalves, a bola sobrou para Gui Lobo, que entrou na área e arriscou o chute rasteiro, mas a bola desviou na zaga. Na cobrança do escanteio, Jhonata Robert alçou na área, a defesa afastou mal e a bola sobrou para Marcinho, que tentou chutar, a bola desviou e sobrou para Rodrigo. O zagueiro só teve o trabalho de desviar para o fundo do gol.  

Rodrigo comemorando o gol com os companheiros. (Foto: Celso da Luz/C.E.C)

O Criciúma fez duas substituições nos minutos finais do segundo tempo. Deixaram o campo os atacantes Diego Gonçalves e Nicolas para as entradas dos atacantes João Carlos e Sassá, respectivamente.  

Os mandantes quase ampliaram o marcador aos 43. Após arrancada pela direita de João Carlos, o atacante deixou dois marcadores para trás e chutou rasteiro, a bola desviou e sobrou dentro da área para Marcelo Hermes. O lateral chutou rasteiro e o goleiro Halls caiu no meio do gol para espalmar a bola e evitar o segundo gol tricolor.

As últimas duas substituições aconteceram aos 49. Saíram do confronto o volante Zé Gabriel e o meia Gui Lobo para as entradas do zagueiro Yan Souto e do volante Léo Naldi.

Ficha técnica para Criciúma 1 x 0 Vila Nova

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 11ª rodada.

Data: segunda-feira, dia 9 de junho de 2025.

Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

Horário: 19 horas.

Público: 8.132 pessoas. 

Renda: R$ 144.630,00

Arbitragem: O árbitro foi Jonathan Benkenstein Pinheiro, auxiliado por Maíra Mastella Moreira e Juarez de Mello Junior. O trio faz parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Célio Amorim, de Santa Catarina, foi o quarto árbitro escalado para o duelo. 

Anderson da Silveira Farias comandou a arbitragem de vídeo e teve como auxiliar André da Silva Bitencourt. A dupla também é do Rio Grande do Sul.

Gol: Rodrigo (31’2’T) (CRI). 

Cartões amarelo: Diego Gonçalves (5’2’T), João Carlos (44’2’T), Sassá (46’2’T) (CRI);  Gabriel Poveda (45’1’T), Labandeira (10’2’T), Tiago (46’2’T) (VIL)

Cartão vermelho: Não teve. 

Criciúma: Alisson; Marcinho, Rodrigo e Luciano Castán; Léo Alaba, Matheus Trindade, Zé Gabriel (Yan Souto), Gui Lobo (Léo Naldi) e Marcelo Hermes; Diego Gonçalves (João Carlos) e Nicolas (Sassá).

Técnico: Eduardo Baptista.

Vila Nova: Halls; Elias, Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira (Dodô), Miticov (Arílson) e Jean Mota (Gustavo Pajé); André Luís, Gabriel Poveda (Gabriel Silva) e Labandeira (Vinicius Paiva).

Técnico: Lacerda.

Leia mais sobre:

tigre,

criciuma,

esportes,

Série B.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes