Céu

Segunda-feira de Superlua dos Cervos

Fenômeno atrai olhares; Parque Astronômico possibilitou experiência incrível em Criciúma

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 03/07/2023 às 21:21
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos

A Superlua dos Cervos atrai olhares na noite desta segunda-feira, dia 3. Ela pode ser vista a olho nu, e é a primeira prevista para o ano de 2023,  rendendo inúmeros registros. Em Criciúma, no Parque Antronômico Albert Einstein, a experiência se tornou ainda mais incrível por meio do telescópio que capturou uma imagem do fenômeno. Veja: 

A Nasa divulgou que a superlua está dentro de 90% do perigeu (nome dado para o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra). Isso a torna um pouco maior do que a lua cheia média da perspectiva do ser humano. Embora a Lua tenha atingido seu pico nesta segunda-feira, ainda deve parecer cheia nas próximas noites.

Registro da Nasa  feito pelo astronauta da Nasa Jeff Williams em 18 de agosto de 2016/ Descrição da imagem: Uma lua cheia brilhante, vista da Estação Espacial Internacional. A Lua fica perto do canto superior direito da imagem, com seus mares lunares e outras características claramente visíveis. Abaixo dela, as nuvens da Terra se estendem pela metade inferior da foto em um ângulo ligeiramente descendente, com o céu azul escurecendo na borda superior da imagem. 

 

Por que esta Lua é chamada de Superlua dos Cervos

De acordo com a Nasa, a Superlua dos Cervos é assim chamada porque o fenômeno astronômico coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos, que passam a emergir nas testas dos animais no início do verão do Hemisfério Norte. 

Quais outros nomes têm a Superlua dos Cervos?

A agência dos Estados Unidos informa que o evento também é conhecido como Lua do Trovão devido às frequentes tempestades típicas no início do verão do Hemisfério Norte. De acordo com o Farmers' Almanac, outro nome popular é Lua do Salmão, batizado em homenagem aos nativos do Alasca devido à coincidência do fenômeno com a corrida do salmão nos rios da América do Norte.

Na Europa, conclui a Nasa, a Superlua dos Cervos também é conhecida como a Lua do Feno porque coincide com a época da produção de feno. Enquanto isso, para hindus, budistas e jainistas (adeptos da religião indiana Jain Dharma), essa é a Lua Cheia do Guru (Guru Purnima), celebrada como um momento para limpar a mente e honrar o guru ou professor espiritual.

Fonte: National Geographic Brasil

Leia mais sobre:

criciuma,

superlua,

fotos e fatos,

Parque Astronômico,

Cervos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui