Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br
Em 01/10/2012 às 14:02
Foto: Fotos: Douglas Saviato
Continua após anúncio
Fim do anúncio
A condição climática em Criciúma e na região virou na noite desse domingo. Desde então, o tempo instável com trovoadas predomina na região. Conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, uma das características da Primavera são os temporais com granizo e trovoadas, que podem gerar prejuízo à população. Para que nenhum eletrodoméstico seja danificado com as descargas elétricas projetadas pelas trovoadas, algumas orientações são essenciais.
Conforme o engenheiro eletricista Sandro Barreto, o primeiro passo a ser dado no caso de ocorrência de trovoada é retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos. “A trovoada é um tensão elétrica muito elevada em um período muito curto de tempo, por isso a precaução”, avalia Barreto. Não é preciso que o eletrodoméstico esteja ligado para ser danificado, basta estar com ele conectado na tomada.
Alguns dos eletrodomésticos mais propícios à queima em razão da trovoada são os computadores e as máquinas de lavar roupas. Outra dica importante é referente à instalação elétrica de uma casa ou de uma residência, na qual é preciso ter um bom sistema de aterramento, que é ligado a um painel de controle, este painel fornece energia elétrica para todas as tomadas da casa ou do estabelecimento. “Neste painel é essencial ter o Dispositivo de Proteção contra Surto, o DPS, que vai jogar a corrente elétrica da trovoada para o aterramento, evitando que algum equipamento danifique”, salienta. Sandro reforça que a precaução é a melhor saída para evitar prejuízos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.