"Mão francesa"

"Mão francesa" começa a ser instalada na ponte de Laguna

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 15/10/2013 às 23:22
imagem da noticia
Continua após anúncio
Fim do anúncio
As cantoneiras, conhecidas como “mão francesa”, começam a ser instaladas nos dois primeiros vãos da ponte de Laguna, estrutura para travessia do Canal de Laranjeiras, na BR-101. As estruturas triangulares serão utilizadas para dar suporte às pistas da rodovia, sobre o canal, anexadas nos bordos exteriores das aduelas. Acima das cantoneiras são instaladas as pré-lajes para concretagem das pistas.

As estruturas, fabricadas na frente de obras, medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura. Cada unidade pesa 6,5 mil quilos, sendo necessária a utilização de guindastes para içar e instalar individualmente cada suporte. As cantoneiras são unidas ao tabuleiro de aduelas por cabos de propensão e cola de resina Epoxi de alta resistência. As “mãos francesas” são instaladas a 3,65 metros uma das outras, sendo o espaço ocupado pelas pré-lajes. Serão utilizadas e instaladas 1.598 unidades de cantoneiras nos 52 vãos da ponte.

Saiba mais - O termo “mão francesa” surgiu na França, sem data certa, para designar cantoneiras cujo elemento horizontal tinha a forma de uma mão espalmada, usada para apoiar vasos de plantas. São séries de tesouras ou escora, elementos estruturais inclinados que ligam um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior. Tem estrutura triangular, de madeira, concreto ou ferro, destinado a sustentar beirais.

A instalação das cantoneiras vai seguir nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável na região. Os trabalhos não interferem no fluxo de veículos da BR-101. A ponte sobre o Canal de Laranjeiras terá 2830 metros de comprimento, com pistas duplas, tendo quatro faixas de rolagem – duas para cada sentido de tráfego. A largura das pistas varia entre 24 a 26 metros.

Colaboração: Muriel Albonico/Comunicação Dnit




Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral