Por Redação Engeplus
Em 17/08/2022 às 17:10A Rio Deserto foi recomendada à manutenção da certificação nas normas regulamentadoras ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). A auditoria foi realizada na última semana pelo organismo certificador TÜV NORD Brasil – BRTÜV. A Rio Deserto é a primeira carbonífera do Sul Catarinense com certificação nas três normas de gestão.
Entre os aspectos mencionados no decorrer da auditoria, destaque para a digitalização, os processos eletrônicos e a rastreabilidade das informações. Também foi enfatizado o nível de manutenção e conservação das instalações, o comprometimento dos colaboradores em manter a estrutura e o grau de envolvimento das pessoas com a atividade.
A Rio Deserto possui certificação ISO 9001 e 14001 há quase 15 anos. A certificação ISO 45001, por sua vez, veio em 2021, substituindo a certificação OHSAS 18001, que a empresa mantinha desde 2018.
As unidades da Rio Deserto recomendadas à manutenção das certificações ISO 9001, 14001 e 45001 são a Unidade de Extração Mina 101 (Içara), Unidade de Extração Mina Cruz de Malta (Treviso), Unidade Mina Novo Horizonte (Criciúma) e RDLAB Referência Laboratorial (Urussanga), todas com o escopo “Extração e Beneficiamento de Carvão Mineral”.
Conquista é resultado de trabalho em equipe
A coordenadora de gestão da qualidade da Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, destaca que a conquista é resultado do trabalho em equipe. “Gratidão a todos os envolvidos, especialmente aos auditores internos, que desempenham excelente trabalho. Auditoria é uma ferramenta de qualidade e de melhoria contínua”, sublinhou.
Para o superintendente de mineração, engenheiro Ricardo Barbosa, a recomendação da manutenção da certificação nas normas é motivo de muito orgulho para a Rio Deserto. “Conquistar as certificações nas três normas de gestão já é um feito extraordinário. Manter as certificações é algo ainda mais complexo. Isso compromete a empresa a sempre buscar melhorias, estando em constante desenvolvimento”, ressaltou.
ODS
As certificações das normas regulamentadoras ISO, conquistadas e mantidas pela Rio Deserto, estão conectadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com ênfase no ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Isso porque promovem instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
Leia mais sobre:
Sul catarinense,
Rio Deserto,
ISO 9001,
ISO 14001,
ISO 45001.
Educando Cidadãos
Sustentabilidade
Celebração
Educando Cidadãos