Geral

Problema de drenagem faz terreno ceder e causa preocupação para moradora do bairro Ana Maria

Odarléia May tem medo que sua casa caia; Defesa Civil garante que não há riscos

Por Lucas Renan Domingos -

Em 30/03/2023 às 18:26
imagem da noticia
Foto: Divulgação

A microempreendedora Odarléia May espera desde setembro de 2022 pela solução de um problema que vem colocando em risco a estrutura da sua casa, localizada na rua Telésforo Machado, no bairro Ana Maria. A tubulação utilizada para a drenagem da água da chuva que escorre na rua e chega até uma boca de lobo passa por dentro do terreno da moradora. O canal arrebentou e o contato da água com o solo vem provocando erosões.

Odarléia conta que a casa, de dois pisos, começou a ceder. Em um dos banheiros, o piso está rebaixado. Há rachaduras nas paredes e revestimentos como pisos estão levantando. “A gente fica a maior parte do tempo ficamos na cozinha, que é a parte que acreditamos que há menos riscos. Inclusive estamos dormindo lá, acampados. Tem vezes que escutamos estouros na casa. Estamos com medo da casa cair”, pontua a moradora.


Erosão fez piso do banheiro ceder - Foto Divulgação

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Ela contratou um engenheiro para fazer uma avaliação estrutural da residência. O laudo técnico apresentado pelo profissional aponta que o vazamento da tubulação “está permitindo o contato da água com o solo de maneira a fragilizar a estrutura de concreto existente. Além da área externa ser afetada, o banheiro localizado no subsolo sofreu movimentação da estrutura o que impede sua utilização”. O documento aponta ainda que “a continuidade de passagem da água da forma como vem ocorrendo causará mais manifestações patológicas e reduzirá a vida útil da estrutura trazendo riscos aos moradores”.

Defesa Civil esteve no local

Odarléia afirma que procurou a Defesa Civil que o órgão já realizou visitas no endereço. “Foi o laudo da Defesa Civil que confirmou que a erosão no meu terreno vem ocorrendo por conta do vazamento”, pontuou.

Ela chegou a pensar na possibilidade de fechar a boca de lobo em frente a casa para evitar que mais água passe pela tubulação danificada. “Só que não tem como. Se eu fizer isso, vai alagar meu terreno, porque eu moro na parte mais baixa da rua. Ou seja, toda água da chuva escorre para a frente da minha casa e entra na tubulação”, contou.


Buraco no terreno em casa no bairro Ana Maria - Foto: Divulgação

Situação analisada pela prefeitura

O coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, afirmou que o laudo elaborado pela Defesa Civil foi encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, que é a responsável para encontrar uma solução para o problema.

“Precisamos levar em consideração que é um caso realmente complicado. É uma tubulação antiga, que está pelo menos uns quatro metros enterrada. Além disso, ela passa por baixo da casa da moradora, o que complica ainda mais uma intervenção. A ação a ser realizada ali precisa ser certeira, evitando retrabalho e desperdício de dinheiro público”, frisou.

Gomes relatou que não há nenhum cômodo interditado pela Defesa Civil. “A casa, neste momento, não está correndo risco nenhum de cair. Tem, sim, o problema da tubulação, mas não há perigos eminentes por enquanto. Nosso engenheiro tem feito o acompanhamento e ele vai continuar. A moradora também pode nos procurar em caso de alguma alteração na casa”, completou Gomes.

Leia mais sobre:

geral,

casa,

Ana Maria.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral