Solenidade

Bateria Histórica de Cerimonial General Florimar Campello é inaugurada pelo 28º GAC

Cerimônia também marcou os 30 anos do Pelotão Esperança

Por Lucas Renan Domingos -

Em 21/11/2023 às 19:22
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

O 28º Grupo de Artilharia de Campanha Grupo Severiano Martins da Fonseca (28º GAC) inaugurou na tarde desta terça-feira, dia 21, a Bateria Histórica de Cerimonial General Florimar Campello. A solenidade ainda celebrou os 30 anos do Pelotão Esperança e contou com a presença do General de Exército Hertz Pires do Nascimento, comandante militar do Sul.

A nova bateria é composta por quatro obuseiros e os membros usam o uniforme da Força Expedicionária Brasileira. O nome homenageia o general Florimar Campello, que foi comandante do 28º GAC e esteve na Segunda Guerra Mundial, como comandante de uma bateria.

“Estamos honrados pela escolha do general Hertz, comandante militar do Sum, em ter nos dado a missão de estabelecer aqui no 28º GAC esta bateria histórica. Muitos não acreditavam que ela seria inaugurada este ano, mas na sua inauguração realizaram 21 tiros durante a salva. Tenho que agradecer a todos que fizeram esta bateria acontecer”, destacou o tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, comandante do 28º GAC. A Bateria Histórica de Cerimonial General Florimar Campello será utilizada em cerimoniais pelo Comando Militar do Sul.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Três décadas do Pelotão Esperança

Fundado em 1993 o Pelotão Esperança completou 30 anos de atividade neste ano. O projeto atende meninos dos 4º e 5º anos de escolas municipais de Criciúma. As crianças acompanham pela manhã a grade curricular da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antônio Mangilli, no bairro Primeira Linha. Além das aulas, os alunos também praticam atividades de contraturno no 28º GAC, atividades de lazer, viagens de estudos e participam de outros projetos sociais na cidade.

“Quando foi fundado, em 1993, a gente até ficou receoso de que o projeto não continuasse por muito tempo. Mas hoje estamos vendo o Pelotão Esperança se fortalecendo. No começo, os primeiros alunos tinham atitudes perversas. Com o tempo fomos moldando essas crianças que, sim, tem problemas sociais, mas estão sendo exemplo de fidelidade, lealdade, profissionalismo, civismo e disciplina. Isso, claro, gera reflexos no comportamento na escola e com a família”, afirmou José Barbosa Moraes, tesoureiro e ex-presidente do Pelotão Esperança.

O comandante do 28º GAC enalteceu que o projeto possui papel crucial no desenvolvimento dos alunos que participam do pelotão. “É uma parceria de sucesso, um projeto social que a sociedade de Criciúma abraçou e que todos os comandantes do 28º GAC ao longo de 30 anos mantiveram ativo. O Pelotão Esperança oferece suporte psicossocial e educacional, ajudando a melhorar a autoestima e habilidades de comunicação das crianças, oportunizando o aprendizado de habilidades sociais, cívicas e emocionais fundamentais, promovendo o respeito à pátria, ensinando valores cívicos, civismo e patriotismo”, disse o tenente-coronel Fonseca.

Leia mais sobre:

criciuma,

geral,

exercito,

28gac,

bateria histórica.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral