Geral

Urbano Lopes de Sousa Netto assume presidência do Porto de Imbituba

Urbano substitui Luís Antonio Braga Martins que estava no cargo desde janeiro deste ano

Por Redação Engeplus

Em 26/10/2023 às 17:20
imagem da noticia
Foto: Divulgação/SCPAR

O Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba aprovou, na última segunda-feira, dia 23, a nomeação do engenheiro Urbano Lopes de Sousa Netto para a presidência da Autoridade Portuária do Porto de Imbituba. Urbano substitui Luís Antonio Braga Martins, que estava à frente da gestão desde janeiro deste ano.

O novo presidente, além de engenheiro eletricista, é Físico e possui mestrados em Economia e em Logística e Gestão Portuária. Chega diretamente do Ministério de Portos e Aeroportos, onde atuava desde 2012. Tem experiência como Analista de Infraestrutura e o último cargo que assumiu foi de coordenador-geral de Arrendamentos Portuários na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA).

Sua trajetória na SNPTA inclui períodos à frente da gerência e coordenação nas áreas de contratos de arrendamento portuário, fomento, parcerias e outorgas. Também foi presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) dos portos de Itajaí e São Francisco do Sul. Em Imbituba, havia sido suplente do presidente do CAP entre 2015 e 2019.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A passagem simbólica do cargo ocorreu nessa quarta-feira, dia 25, no auditório do complexo portuário, com a presença dos colaboradores, diretoria executiva e do diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amim Salum Jr, que deu as boas-vindas e desejou sucesso na jornada do novo gestor.

“Aceitar esse desafio é uma grande honra. Com esse corpo técnico qualificado, trabalharemos para que o Porto de Imbituba continue crescendo e trazendo desenvolvimento econômico e social”, afirmou Urbano.

O diretor-presidente também falou que o porto público tem grandes potencialidades e que irá focar nesses diferenciais e em ações que possam trazer mais cargas e investimentos, fomentando parcerias e o diálogo com todos os setores envolvidos na vida do Porto.

Em sua despedida, Braga agradeceu o apoio e destacou a excelência técnica da equipe. O ex-presidente também apontou que a SCPAR possui um planejamento estratégico consistente, o qual poderá guiar esse momento de renovação.

O gerente comercial, Elivelton Doré, também apresentou um resumo das características e situação do Porto. Atualmente, Imbituba atende, em média, 640 mil toneladas por mês, desempenho 7,6% maior que o registrado em 2022. Também foi compartilhado o impacto econômico porto-cidade, onde estima-se que o Porto contribua com cerca de 60% da economia local.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Leia mais sobre:

Imbituba,

Porto de Imbituba,

Urbano Lopes de Souza Netto.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral