Por Jessica Rosso Crepaldi
Em 18/06/2024 às 12:11As imponentes montanhas verdes que abraçam Siderópolis, com uma rica biodiversidade, é a chamada principal do ‘Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do Turismo’ do município. O projeto conta com um roteiro gastronômico, um roteiro histórico-ferroviário, e um roteiro religioso.
As ações foram apresentadas na manhã desta terça-feira, dia 18, pelo Governo de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e pelo Instituto Alouatta, contratado pela gestão para o desenvolvimento dos conceitos e roteiros para o fomento do turismo na cidade.
O evento que lançou o projeto aconteceu no restaurante Romagna, localizado na comunidade de São Pedro, próximo à Barragem do Rio São Bento, ponto turístico do município, com a participação de envolvidos no projeto, autoridades e convidados.
Paulo Renato Cadallora, representante do Instituto Alouatta, trabalha há 18 anos com foco no turismo de natureza. Ele explicou que Siderópolis segue, com esse conceito que foi elaborado, uma base de informação clara e objetiva com intuito de proporcionar uma experiência única para os visitantes.
“Entendemos que cada município, cada região tem uma vocação para o turismo, um [município] é a gastronomia, o outro é o turismo de negócio, e Siderópolis é pelo mosaico de natureza que ele tem, envolvendo ali a Barragem do Rio São Bento, que é a cereja do bolo. Siderópolis tem o turismo natural, o turismo ao ar livre. Então, em cima disso, a gente trabalhou o conceito do ‘Montanhas Verdes’, que é um guarda-chuva que vai abrigar diversas atividades voltadas ao turismo de natureza: o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo rural”, afirmou.
Conforme Cadallora, as três rotas serão uma extensão dessas atividades. O evento apresentou o projeto para empreendedores locais e como deve se desenvolver ao longo dos próximos meses.
“Siderópolis tem muito a oferecer. A gente precisa só organizar isso, onde a pessoa vai se hospedar, onde ela vai se alimentar, onde ela compra um souvenir. Tudo faz parte de um contexto de ações que vão favorecendo o destino”, finalizou.
O prefeito Franqui Salvaro agradeceu o empenho de todos os empresários, que escolhem Siderópolis para empreender.
“O turismo não pode andar sozinho, ele tem que andar com muita coisa junto, com infraestrutura…e o município tem que dar essas condições. Queremos dar atrações para que as pessoas visitem Siderópolis”, disse.
O investimento é uma emenda destinada para o turismo do município, de origem da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL), no valor de R$ 100 mil, tendo sido executado no projeto o valor de R$ 78.500,00.
Confira o vídeo de abertura do projeto, de Thiago Dassi:
Leia mais sobre:
siderópolis,
turismo,
montanhas verdes.
Atenção
Oportunidade
Sul catarinense
Registro raro
Crime ambiental