Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 14/01/2025 às 11:54Javalis foram vistos entre o último domingo e na segunda-feira, dias 12 e 13, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. Os animais, que foram filmados por um morador da localidade, estavam transitando com filhotes na área de vegetação atrás do Bairro da Juventude (apenas referência). Os registros foram feitos por volta das 19h30.
Segundo o fiscal da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri), Valmir Gomes, devido às regiões florestais no bairro Pinheirinho, se torna comum a presença dos javalis e facilita a procriação dos animais na localidade. Além do Pinheirinho, o fiscal relatou que recebeu informações de presença de javalis também no bairro Quarta Linha.
“Recebemos essas denúncias há quatro anos, porém, nunca tivemos comprovações. Já as filmagens que recebemos nos últimos dias, foram os primeiros registros que comprovaram a presença dos javalis em Criciúma. Não sabemos precisar de onde eles vêm, mas, esses animais são comuns na Serra. Então, nossa teoria é que eles estão descendo e invadindo a fauna da nossa região”, explicou.
Principais cuidados
As pessoas que moram no bairro Pinheirinho, principalmente próximo às áreas florestais, precisam tomar cuidado. Gomes reforça que manter uma distância segura é a principal prevenção contra os javalis, pois os animais são fortes e furiosos.
O fiscal orientou ainda que os moradores precisam tomar cuidado com os animais de estimação e os agricultores precisam monitorar as plantações. O javali é um animal selvagem que pode matar cachorros e gatos e, devido sua força, às safras podem ser, facilmente, pisoteadas e estragadas.
No momento, a Dmacri está monitorando essas aparições. “Estamos acompanhando o caso com especialistas em caça e com a colocação de armadilhas, entretanto, todo o planejamento que estamos fazendo é feito dentro da legalidade”, pontuou.
Leia mais sobre:
criciuma,
pinheirinho,
javali.
24 artistas
Mais uma edição
Vagas limitadas
Vila Nova Esperança
Solidariedade
Mais uma edição
Vila Nova Esperança