Criciúma

Governo de Criciúma faz proposta para comprar imóvel e Centro de Atendimento ao Autista deve ser criado

Em seu plano de governo, Espíndola prometeu criar um espaço voltado aos autistas

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 04/02/2025 às 10:39
imagem da noticia
Foto: Stephanie Barbosa Lemos Vieira/Especial Portal Engeplus

O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), já fez uma proposta para comprar um imóvel para a criação de um Centro de Atendimento ao Autista no município. O governo municipal já visitou e escolheu o Alvorada Clube, localizado no bairro Pinheirinho, que atualmente é encabeçado pela Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri) – a Fundação Educacional de Criciúma é a mantenedora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para ser o espaço destinado ao órgão. 

O objetivo do governo é que até o final de fevereiro tenha a resposta sobre o espaço, que seria de responsabilidade da Secretaria de Educação. “Estivemos no Complexo Neurossensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, para entender como funcionam os serviços e também buscar ideias para o nosso projeto de Criciúma. Algo muito bacana e diferente e, com certeza, vamos criar um espaço no município, sim. Não temos um segundo plano de imóvel, pois acreditamos que vamos conseguir adquirir este espaço no bairro Pinheirinho”, afirma a secretária Geovana Benedet Zanette

Em seu plano de governo, Espíndola prometeu estruturar um Centro de Atendimento ao Autista, oferecendo acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado para crianças autistas, com enfoque em avaliação diagnóstica avançada, terapias personalizadas e integração sensorial, visando uma abordagem holística de suporte ao indivíduo autista e suas famílias. Para conseguir por seu plano em ação, o prefeito eleito contará com uma parceria com a Unesc. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A Aprofucri deve realizar assembleia para a decisão sobre o imóvel e em seguida informar a decisão ao município. Os valores ofertados pelo governo não foram informados. “Atualmente temos 600 alunos na rede municipal de ensino com autismo e precisamos atendê-los e oferecer o melhor suporte. Estamos trabalhando para que esse projeta saia do papel”, pontua a secretária. 

Leia mais sobre:

criciuma,

autismo,

Centro de Atendimento ao Autista.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral