Por João Gabriel da Rocha
Em 02/04/2025 às 09:44Nesta quarta-feira, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Autismo, visando promover a compreensão sobre o transtorno e reduzir a discriminação e o preconceito. Em 2025, uma nova instituição apoiadora da causa chega a Cocal do Sul. A Associação Sul-Cocalense de Apoio aos Autistas (Ascaa), criada em 2024, visa priorizar a inclusão e conscientização, capacitando professores e profissionais da saúde. O grupo conta atualmente com aproximadamente 20 pessoas, entre pais e apoiadores.
Segundo o presidente da Ascaa, Israel Keoma Machado Francisco, a ideia de criar a instituição surgiu por meio de um encontro promovido pela vereadora Maria Luiza Da Rolt. "Debatemos a importância da criação de uma Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) no município, pois observamos que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) já não comporta mais a demanda, que só cresce. Ao final do encontro, a mediadora disse: ”vamos criar a nossa AMA?" E foi com essa motivação que todos disseram sim, e a maioria dos presentes abraçou esse projeto de construção", explica.
Francisco destaca os principais objetivos da associação em 2025. “Queremos garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE), criar a coordenação de educação inclusiva com profissionais capacitados, garantir uma equipe multidisciplinar para dar conta da demanda de forma constante, rápida e eficaz e conseguir um espaço para podermos realizar as atividades a partir de 2025”, destaca.
Conforme o presidente, a Ascaa vai atuar em conjunto com as Secretarias de Educação, Saúde e Social para transformar o ambiente escolar. “Queremos preparar as famílias, capacitar as pessoas e levar conhecimento, para entenderem de forma humanizada e com o coração o Transtorno do Espectro Autista (TEA)", frisa Francisco.
No Dia Mundial do Autismo, ele ressalta a importância do respeito à diversidade. “É preciso entender que autismo não é um limite, é uma forma única de ver o mundo. Compreensão, respeito e inclusão fazem toda a diferença. Autistas não precisam se encaixar no mundo, é o mundo que deve ser acessível a todos. Desta forma construiremos uma sociedade mais justa e acolhedora, com propósito, humanismo e qualidade de vida”, finaliza.
Leia mais sobre:
Cocal do Sul,
autismo.
Orleans
Celebração
Acolhimento
Sábado Mais
Operação Limpa Fios
Criciúma
Ação social
Operação Limpa Fios