Mesa de negociação

Siserp apresenta pauta de reivindicações ao Governo de Criciúma

Entre as preocupações apontadas estão as condições de trabalho e o adoecimento do servidor

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 09/04/2025 às 16:52
imagem da noticia
Foto: Shaiane Corrêa/Prefeitura de Criciúma

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp) e a Prefeitura de Criciúma deram início à mesa de negociação para a discussão das reivindicações. De acordo com o presidente do Siserp Reginaldo Bernardo, no mês de março ocorreu a Assembleia Geral com todos os trabalhadores. A primeira rodada aconteceu nessa terça-feira, dia 8. 

Entre as preocupações apontadas pela categoria estão as condições de trabalho, adoecimento do servidor público tanto na questão física quanto psicológica, salários defasados perante o mercado, além do reajuste da inflação e do ganho real. 

“Estamos trazendo a questão das perdas inflacionárias, que hoje fechou no mês de março, que é o nosso mês em 5.2%, e a recuperação de perdas do ano de 2021 da pandemia. Os trabalhadores solicitaram um ganho real de 3% para recuperar alguma coisa do que foi perdido”, detalhou o presidente.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A pauta será estudada pelo Governo de Criciúma. “Estamos esperando eles definirem uma nova rodada [de negociação], provavelmente na próxima semana, para ver o que avançamos, o que já está de acordo”, disse Bernardo. 

Abertura para o diálogo

Ainda conforme o presidente, a gestão municipal instituiu uma comissão que possui também a representação dos setores de trabalho. “Tem um professor, um técnico de enfermagem, um pessoa do pátio, do Social, que também fazem parte da comissão e acompanham a mesa para as argumentações e os convencimentos do governo", disse. O Siserp está otimista quanto ao diálogo com o Poder Público.

“No governo anterior a gente não conseguia nem sentar para dialogar, não havia abertura para isso. E agora temos pelo menos essa possibilidade, a gente já conversou com o prefeito sobre algumas situações, mesmo antes de entregar a pauta de negociação e esperamos que possa fazer tempos novos, diferentes, e construir algo melhor tanto para o município quanto para o servidor”, afirmou Bernardo.

Segundo o presidente é necessário fazer com que o servidor se sinta valorizado e contente. "Ele vai transformar isso em melhor atendimento para a população, porque hoje temos servidores do pátio, do serviço escolar que estão recebendo menos que um salário mínimo. Criciúma possui atualmente cerca de cinco mil servidores. 

Leia mais sobre:

servidor público,

siserp,

Governo de Criciúma,

pauta de reivindicações.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral