Por Redação Engeplus
Em 19/05/2025 às 21:40Em missão oficial aos Estados Unidos, na última semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, articulou, em Washington, a evolução do Programa Estrada Boa para outras frentes de infraestrutura no Estado. Junto da comitiva de secretários de estado e entidades empresariais, o governador articulou a aceleração de financiamentos para novos projetos estratégicos que entraram no radar do governo de Santa Catarina, como a Via Mar e a mobilidade na Grande Florianópolis.
Jorginho saiu da sede do Banco Mundial com uma posição favorável para os novos projetos e a expectativa de curto prazo para a assinatura do contrato de financiamento de US$ 300 milhões, operação que está na fase final de aprovação do Senado brasileiro. A liberação do recurso marca a nova etapa do maior programa rodoviário da história catarinense, com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.
“Os avanços do programa Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e, principalmente, garantem resultados melhores para todos os negócios que dependem das nossas rodovias. Estamos lutando pelo que é bom para os catarinenses e para o desempenho da economia de Santa Catarina”, disse o governador.
Obras de mobilidade no estado
Durante a reunião, o governo do estado apresentou o compromisso de transformar o modelo de gestão das rodovias estaduais, consolidando o CREMA (Contrato de Recuperação e Manutenção) como eixo estruturante do programa Estrada Boa. O governador também abriu novas frentes de negociação para ampliar o escopo, com foco na mobilidade urbana da Grande Florianópolis, o início de estudos para projetos em Joinville e Blumenau.
O programa Estrada Boa já deve alcançar nesta próxima fase cerca de mil quilômetros de rodovias catarinenses. Os trechos foram escolhidos com base em critérios técnicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, incidência de eventos climáticos extremos, índices de acidentes e volume de tráfego. O objetivo é assegurar que os investimentos tenham o maior impacto social, econômico e logístico possível.
“Com essa operação, o governador vai garantir a continuidade do investimento expressivo nesse programa e assegurar uma infraestrutura mais segura e econômica para o nosso transporte rodoviário”, afirmou o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.
Contratação de Manutenção para assegurar melhorias
O modelo CREMA de contratação de manutenção marca uma mudança estrutural na forma como o Estado executa e acompanha as obras de infraestrutura. Ao integrar diagnóstico, projeto, execução e supervisão em um único contrato, com duração de 8 a 10 anos, o CREMA promove a conservação contínua das estradas e estabelece o pagamento dos serviços com base em metas de desempenho e qualidade.
“A reunião com o Banco Mundial foi muito produtiva para o Estado de Santa Catarina. Foram debatidos projetos fundamentais, sob a liderança do governador. O Estrada Boa não é apenas uma recuperação simples de estradas, mas um modelo de manutenção pública que vai funcionar, e que, a partir de Santa Catarina, poderá ser levado a outros estados e até a outros países”, afirmou o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explicou como deve funcionar esta nova etapa de manutenção, como uma evolução do Estrada Boa. “ O CREMA é o Estrada Boa voltado à manutenção das estradas. Os contratos serão tocados por empresas privadas e toda essa fase deve estar concluída e o contrato assinado com o Banco Mundial em até dois meses”.
Colaboração: ASCOM | SAI.
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