Resultado positivo

Prefeitura de Criciúma planeja instalar mais lixeiras subterrâneas no município

Novo processo de licitação está em fase de desenvolvimento para aquisição de unidades

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 16/04/2025 às 15:04
imagem da noticia
Foto: Arquivo/Decom

Criciúma conta atualmente com 16 lixeiras subterrâneas instaladas em pontos de grande fluxo e geração de resíduos. O equipamento tem dado um resultado positivo desde a instalação do primeiro kit em outubro do ano passado, na Praça do Congresso. Com isso, o Governo Municipal planeja abrir um novo processo de licitação que prevê a implantação, a princípio, de mais dez lixeiras. 

“São equipamentos que a população aderiu, uma vez que é possível separar materiais recicláveis dos orgânicos. Os materiais recicláveis são destinados para as associações e cooperativas de catadores do Município, que separam o material e vendem, e desse recurso tiram o seu sustento. É um equipamento que animais e moradores de rua não têm acesso, ou seja, não podem revirar esse lixo, então não tem transmissão de doenças e não tem mau cheiro, e por isso foi um equipamento que nós gostamos muito, tanto o governo quanto a população", afirmou a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Criciúma Anequésselen Fortunato. 

As lixeiras subterrâneas também contribuem para Criciúma se manter em primeiro lugar do Brasil em coleta e destinação de resíduos, no ranking dos municípios, como apontou a diretora. O Município está avaliando onde colocará as novas lixeiras e se há necessidade de aumentar o número. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

As unidades já instaladas estão presentes também no Teatro Elias Angeloni, em frente ao Clube União Mineira, no Parque das Nações, no Parque dos Imigrantes, no Parque da Prefeitura, na Praça Nereu Ramos, na Praça Santa Bárbara, na Praça Maria Rodrigues, e em frente a algumas escolas.

Compartimento e tecnologia

O equipamento é projetado para armazenar duas toneladas de lixo. Os compartimentos ficam enterrados, contribuindo com a limpeza dos locais onde são instalados. Além do espaço para armazenar o lixo e dos coletores, a estrutura possui tecnologias acopladas. Sensores mostram quando os contêineres estão cheios para informar o momento de retirada dos resíduos.

Leia mais sobre:

Praça do Congresso,

lixeiras subterrâneas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral