De olho no clima..

Defesa Civil de Criciúma quer ampliar monitoramento climático com novas estações

Objetivo é melhorar a capacidade de resposta e tomada de decisão em emergências

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 22/04/2025 às 09:30
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Decom

A Defesa Civil de Criciúma está em busca de recursos para ampliar sua rede de monitoramento climático, para instalar 10 estações meteorológicas em diferentes bairros da cidade. Duas dessas estações já estão garantidas, por meio de doações da iniciativa privada, com custo estimado de R$ 5 mil cada.

“Estamos indo atrás, tentar fechar o número de monitoramento e dados — queremos chegar ao número de 10 e já temos duas, que serão doadas pela iniciativa privada”, afirmou o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes. Segundo ele, as novas estações vão proporcionar maior agilidade na tomada de decisões. “Com as estações teremos uma tomada de decisão melhor a curto prazo”, acrescenta. 

A instalação dos equipamentos será feita em pontos estratégicos, distribuídos pelos bairros de Criciúma, visando cercar a cidade com um sistema eficiente de monitoramento e coleta de dados. “Nós queremos muito 10 estações, é o nosso objetivo, pois com cinco estações ficamos no regular e queremos sempre melhorar. Por isso, 10 seria o ideal”, destacou o diretor.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A expectativa da Defesa Civil é que, com esse investimento, a cidade esteja mais preparada para enfrentar situações climáticas adversas, como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos, reforçando a segurança da população e reduzindo riscos.

Leia mais sobre:

criciuma,

Defesa Civil.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral