Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 23/04/2025 às 22:16Um fenômeno luminoso surpreendeu os moradores de Criciúma na noite desta quarta-feira, dia 23, por volta das 19 horas. A equipe do Parque Astronômico Albert Einstein identificou um bólido — espécie rara e brilhante de meteoro — cruzando o céu, deixando um rastro colorido que chamou a atenção de quem estava no local.
O fenômeno foi observado por um grupo de orientadores pedagógicos do parque, conforme relatou Vanessa Medeiros, orientadora pedagógica do Parque Astronômico Albert Einstein. "Bólido é uma espécie de meteoro, mas com brilho muito mais intenso do que o habitual. É o que popularmente conhecemos como uma estrela cadente, mas em uma versão muito mais luminosa", explicou.
Segundo Vanessa, o bólido apresentava um rastro dourado e alaranjado, com uma coloração esverdeada na extremidade. Além do espetáculo visual, foi possível ouvir um leve estrondo, indicando a intensidade do fenômeno. "O som não foi muito forte, mas foi perceptível", relatou. Ela também destacou a importância de diferenciar os termos "meteoro" e "meteorito". "O meteoro é apenas o rastro luminoso no céu. Já o meteorito é quando um corpo rochoso vindo do espaço realmente atinge o solo terrestre. São coisas distintas", esclareceu.
A observação ocorreu em meio à chuva de meteoros Líridas, que está ativa até o dia 30 de abril. O evento astronômico recebe esse nome porque os meteoros parecem surgir da constelação de Lyra, localizada no hemisfério norte.
No entanto, ainda não é possível afirmar se o bólido observado na quarta-feira faz parte dessa chuva. "Pode ser um meteoro esporádico. Precisamos de análises mais detalhadas para determinar se realmente pertence à chuva de meteoros Líridas", pontuou.
Leia mais sobre:
criciuma,
meteoro,
Bólido.
Atenção
Oportunidade
Sul catarinense
Registro raro
Crime ambiental
Crime ambiental