Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 01/05/2025 às 13:42O Monumento dos Homens do Carvão de Criciúma, mais conhecido como ‘Monumento do Mineiro’, está cada vez mais perto de ser revitalizado, em Criciúma. O projeto arquitetônico, da estrutura localizada na Praça Nereu Ramos, na área central da cidade, foi desenvolvido pela Satc e apresentado ao prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), nessa quarta-feira, dia 30.
Além da obra de revitalização, a estátua também será adotada pelo Sindicato dos Mineiros de Criciúma, que ficará responsável pela conservação e pelos cuidados necessários. A iniciativa partiu da entidade sindical ainda em 2024, quando um pedido de adoção foi encaminhado para o governo municipal, ainda durante a gestão do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
“Para desenvolver este projeto, buscamos parcerias com a Satc e também com a Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Além disso, com o projeto arquitetônico finalizado, vamos começar a entrar em contato nos próximos dias também com o setor carbonífero do município, já que também queremos conseguir parcerias na parte de execução do projeto”, afirmou o presidente do Sindicato dos Mineiros de Santa Catarina, Djonatan Elias.
Valorização histórica
No momento, os documentos para a oficialização da adoção ainda não foram assinados. Entretanto, o Sindicato dos Mineiros de Santa Catarina já está com a responsabilidade de conservar o Monumento do Mineiro. Para Elias, este projeto é uma forma de valorizar a importância da estrutura, que estava abandonada no Centro de Criciúma.
“O Monumento do Mineiro representa a garra dos trabalhadores, por conta disso, já aproveito também para desejar um feliz Dia dos Trabalhadores para todos nesta quinta-feira, dia 1°. Além disso, devido ao abandono, a estátua ficou deteriorada, mas, com muito zelo, vamos dar mais importância e os devidos cuidados necessários”, ressaltou.
A obra custará aproximadamente R$ 50 mil. Porém, a data para o início dos serviços e para a oficialização da adoção, ainda não foram definidos.
Leia mais sobre:
criciuma,
praça nereu ramos,
setor carbonífero,
Monumento do Mineiro.
19ª edição
4ª edição
Em andamento
Demissão de ACTs
Solidariedade
Sinalização
Frio Dói, Doe Calor
Em andamento
Demissão de ACTs
Frio Dói, Doe Calor