Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 21/01/2025 às 19:31O Sindicato dos Mineiros de Santa Catarina está disposto a adotar o Monumento aos Homens do Carvão, conhecido como “Monumento do Mineiro”. A estátua está fixada na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. A proposta foi discutida em reunião nesta terça-feira, dia 21, entre representantes do sindicato e o prefeito Vaguinho Espíndola.
A iniciativa partiu da entidade sindical ainda em 2024, quando um pedido de adoção foi encaminhado para a Prefeitura de Criciúma, ainda na gestão de Clésio Salvaro. A ideia não prosperou no ano passado e foi retomada no atual governo.
“A nossa intenção é cuidar daquele momento, que valoriza a história e o trabalho dos nossos heróis, que são os mineiros. Aquela estátua já foi depredada, pichada e até furtaram a picareta e o carboreto. Por isso tivemos a ideia de adotar para zelar melhor aquele espaço”, destacou o presidente do Sindicato dos Mineiros de Santa Catarina, Djonatan Elias.
Caso a adoção seja efetivada, a proposta é de revitalizar o espaço. O sindicato buscará parcerias com a Satc, Unesc e outras entidades para a execução do projeto. “Uma proposta é fazer a picareta, por exemplo, com um artista plástico, talvez em concreto ou outro material que não tenha serventia, evitando novos furtos. Vamos analisar também possibilidade de melhorar a segurança e até estamos pensando em colocar um QRCode para ser lido e ter acesso a uma página com a história do carvão”, elencou Elias.
Sobre a estátua
A escultura foi inaugurada em 29 de dezembro de 1946, na Praça Nereu Ramos, em frente à Catedral São José. De acordo com os documentos achados no Livro da História de Criciúma, editado em 1974, a escultura foi criada para celebrar os 33 anos da implantação no sul catarinense, da indústria carbonífera. A imagem gravada representa o operário Manoel Costa, trabalhador da Companhia Carbonífera de Araranguá (CBCA).
Leia mais sobre:
criciuma,
geral,
Sindicato,
mineiro,
estátua.
Próximos quatro anos
Edição histórica
Oportunidade
Passeando por SC
Arte e memória
Semana de Imersão
Próximos quatro anos
Edição histórica
Passeando por SC
Arte e memória
Semana de Imersão