Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 09/05/2025 às 11:29Com uma trajetória focada na organização e realização de eventos no Sul de Santa Catarina, a empresa NossaCasa Feiras & Eventos está completando 40 anos de história, em Criciúma. Fundada no dia 13 de maio de 1985 pelo empresário Willi Backes, a organizadora é conhecida pelas feiras CasaPronta e AgroPonte, consolidadas como os principais eventos na área da construção civil e do agronegócio do Estado.
Backes criou a NossaCasa Feiras & Eventos após atuar em veículos de comunicação e agências de publicidade e propaganda em Santa Catarina. Por conta do sonho de montar seu próprio negócio, o empresário, natural de Forquilhinha, fundou a segunda agência de publicidade de Criciúma. Porém, inicialmente, a proposta não era atuar na realização de eventos, sendo uma ideia que surgiu apenas a partir da década de 2000.
“Inicialmente, a gente fazia apenas a organização de eventos para os nossos clientes. Porém, posteriormente, eu tive a ideia de começar a montar meus próprios eventos no Sul de Santa Catarina. Quando montamos a agência, atuávamos apenas na área do marketing e, por volta dos anos 2000, começamos a nos especializar nas organizações de eventos empresariais”, afirmou.
Estudo e dificuldades
Para o diretor, a principal evolução nestes 40 anos foi na área da comunicação. “Antigamente, quando íamos promover um evento, tínhamos que ir de porta em porta para conversar com as pessoas. Atualmente, muitas vezes nem conversamos pessoalmente, pois recebemos expositores de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e de outros Estados do Brasil”, ressaltou.
Além da área da comunicação, conforme a diretora comercial da NossaCasa Feiras & Eventos, Jaqueline Backs, o contato com os fornecedores e a infraestrutura para realização dos eventos também recebeu melhorias nesses 40 anos. Uma das principais ajudas foi a construção do Centro de Eventos José Ijair Conti, localizado no bairro Santa Bárbara, ao lado da Prefeitura de Criciúma.
“Desde quando começamos, Criciúma se desenvolveu muito como uma cidade de turismo de negócios. E as feiras foram uma das ações que ajudaram o município a ser reconhecido, desenvolvendo sua estrutura e ganhando cada vez mais fornecedores”, ressaltou ao Portal Engeplus.
Ramo familiar
Ao Portal Engeplus, Backes contou que para organizar um evento é um processo demorado, já que necessita de estudos aprofundados dos segmentos econômicos e de uma equipe para atuar nas organizações e investimentos de cada feira. Por conta disso, além da filha Jaqueline, o empresário também recebe apoio do filho Guilherme Backes, que atua na parte de gestão da NossaCasa Feiras & Eventos.
“Trabalhar com família eu acho maravilhoso. Nossa relação é tranquila e sempre temos um respeito muito grande pelo outro, conseguindo encaixar bem as nossas ideias. Nosso pai sempre foi uma pessoa tranquila e nunca um coordenador fechado. Ele sempre deixou a gente pensar em conjunto e expor as nossas ideias”, ressaltou a diretora comercial.
Boas expectativas
Além disso, para este ano, as edições da CasaPronta Tubarão e Criciúma, além da AgroPonte, já estão com suas datas definidas. De acordo com Jaqueline, a primeira será a CasaPronta Tubarão, que está na sua 13a edição. O evento será realizado entre os dias 4 e 8 de junho no Farol Shopping. Já a CasaPronta Criciúma será entre os dias 15 e 19 de outubro. A AgroPonte acontece de 13 e 17 de agosto.
“Em todos os anos, nossas expectativas são sempre as melhores possíveis. Nesses 40 anos, sempre temos que agradecer aos nossos parceiros e as empresas que estão conosco, principalmente, desde as nossas primeiras edições em Criciúma. Só temos que agradecer a todos que, de certa forma, passaram pela nossa história e ajudam a construir essa trajetória juntos", destacou.
Ao todo, a NossaCasa Feiras & Eventos conta com mais de 4 mil empresas expositoras e parceiras e já recebeu mais de cinco milhões de visitantes nos eventos organizados. Além da área da construção civil e agronegócio, a organizadora também já realizou eventos nos ramos de transporte e logística, metalmecânica, avicultura e moda e confecções.
Leia mais sobre:
criciuma,
eventos,
40 anos,
feiras,
nossacasa.
Sexta edição
13° edição
Extremo Sul
Novo ambiente
Oportunidade
Obras concluídas
Novo ambiente