Por Redação Engeplus
Em 06/06/2025 às 21:45Os painéis que retratam a vida animal na região, sob as lentes dos fotógrafos Fernando Carvalho, Isabel Coradi Gomes e Sérgio Moreira e as ilustrações do biólogo André Gustavo Francisco de Moraes, poderão ser visitados na galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) até o dia 30 de junho. As visitações são gratuitas, como em todas as iniciativas do projeto Cultura Acic.
A Mostra ESG e Biodiversidade, idealizada pelo Instituto Alouatta, foi aberta nessa quinta-feira, dia 5, em evento que contou com a participação de parceiros do Programa Mamíferos da Reserva Biológica Estadual do Aguaí e convidados.
“É muito importante receber, na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, tantas pessoas engajadas no desenvolvimento sustentável, essa também uma pauta fundamental para a Acic. É crucial que cada vez mais pessoas, empresas e entidades defendam essa causa”, considerou o presidente da Acic, Franke Hobold.
“Acreditamos fortemente que conhecer leva a valorizar. Isso se aplica não só aos talentos, mas também às belezas naturais da nossa região. Recebendo essa mostra, o Cultura Acic abre uma janela para que mais pessoas conheçam a Reserva do Aguaí, que está aqui pertinho de nós”, afirmou a coordenadora do projeto Cultura Acic, Lara Gaidzinhski.
“Esse é um momento importante para a educação ambiental e o fortalecimento da nossa cultura, para que as pessoas conheçam a Reserva Estadual do Aguaí e o seu entorno. Um verdadeiro santuário, que todos precisam conhecer”, contou Ibanez Zanette, coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Criada em 1º de julho de 1983 para proteger a biodiversidade da região, a reserva abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, englobando uma vasta área nos contrafortes da Serra Geral.
Provocação
O coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallora conta que transformar o livro Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, em uma mostra veio da provocação da diretora-executiva da Acic, Julita Volpato. E permitiu um novo olhar sobre o trabalho realizado.
“O Instituto Alouatta atua há 18 anos, mas sempre trabalhamos mais na esfera pública. Percebendo essa agenda ESG, vimos que era possível tocar nessa temática também na esfera privada”, pontuou.
Representantes dos municípios de Morro Grande, Treviso e Siderópolis receberam, de forma simbólica, um exemplar do livro. Posteriormente, a publicação será distribuída gratuitamente às escolas, para ser utilizado em ações de educação ambiental nesses municípios.
Colaboração: Deize Felisberto.
Leia mais sobre:
criciuma,
cultura acic,
Mostra ESG e Biodiversidade.
Cooperativismo
Família Acolhedora
24 artistas
Mais uma edição
Vagas limitadas
Vila Nova Esperança
Cooperativismo
Família Acolhedora
Mais uma edição
Vila Nova Esperança